Lançado no Centro Cultural Cazuza, catálogo reúne obras do artista catalão do século XIX
A história do pintor e decorador José Maria Villaronga ganha vida através de Ana Cláudia de Paula Torem, uma das maiores especialistas em pintura decorativa do Brasil, que se une ao Instituto Aupaba, refazendo os “Caminhos de Villaronga”, artista catalão do século XIX, que deixou sua arte impressa em igrejas, casarões e fazendas no Vale do Paraíba Fluminense e Paulista, além de parte de Minas Gerais.
Com um roteiro fascinante nesta experiência imersiva que une o Brasil e a Catalunha fortalecendo a identidade cultural, a obra oferece a oportunidade de conhecer e preservar o trabalho deste grande artista.
O Catálogo Ilustrado Caminhos de Villaronga teve seu lançamento no Centro Cultural Cazuza no último dia 4. As duas mil cópias impressas começaram a ser distribuídas gratuitamente na ocasião. O catálogo está ainda disponível para download gratuito, no site www.institutoaupaba.org. Em inglês e português, o guia turístico e ilustrado do Vale do Paraíba revela um roteiro das casas, fazendas e igrejas pintadas por Villaronga, envolvendo 20 municípios da região.
A diretora do Instituto Aupaba, Jane Sampaio, falou sobre o artista, que encontrou na região as oportunidades de que precisava para desenvolver seu ofício e oferecer uma expressão estética que combinava a opulência das fazendas e as paisagens locais.
EVENTO
Além do lançamento do Catálogo, haverá uma exposição de fotografias com as pinturas de José Villaronga nas fazendas do Vale do Paraíba e uma visita guiada ao Casarão do Barão de Itambé. O evento é uma realização do Instituto Aupaba e do Governo da Catalunha no Brasil, com apoio da Universidade de Vassouras, Secretaria de Cultura de Vassouras e do Vale do Café Convention & Visitors Bureau.