Em um dia marcado pelo engajamento e pela emoção, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente (CMPDCA) de Vassouras realizou, na quinta-feira, 07 de agosto, o primeiro dia do evento “35 Anos do ECA e Agosto Verde: Fortalecendo a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Vassouras”. A solenidade, que reuniu autoridades, conselheiros e representantes de diversos setores da sociedade no Centro Cultural Cazuza, celebrou o marco legal e lançou as bases para uma iniciativa inovadora de participação juvenil.
A abertura, presidida pelo Prof. Maurício Melo, Presidente do CMPDCA, contou com a presença de uma mesa de autoridades composta por nomes como Rosa Maria Coelho de Almeida (Secretária de Assistência Social), Rita de Cássia Freitas Carneiro Chantal (Secretária de Educação), Hélio Ricardo Júnior (representante da OAB), Alan Resende (da ACTERJ), Ilza Carla Brum Bastos Pinho, Presidente do CME), Ubirajara de Vasconcellos, Conselheiro do CMPDCA e representante da Secretaria de Cultura), Isabela Cardo so Lima Delgado da Paixão (Conselheira do CMPDCA e representante da SMS) e José Jorge Guimarães (da Secretaria de Esportes).
O ponto alto da manhã foi o aguardado anúncio da criação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A proposta, que visa dar voz e protagonismo aos jovens, foi apresentada pelo Prof. Maurício Melo, Presidente do CMPDCA, que ministrou uma palestra sobre o tema e, na sequência, apresentou a Minuta da Resolução de instituição do Comitê. Como prelúdio, um vídeo gravado pelo jovem Pedro Henrique, de Três Rios, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), enalteceu a importância da iniciativa, reforçando o valor da participação juvenil. Para dar prosseguimento à proposta, o CMPDCA anunciou que, em breve, pretende reunir-se com as escolas das redes oficial e particular do município para incentivar a criação de Grêmios Estudantis, que serão a base para a integração do CPA.
A programação da manhã seguiu com a palestra sobre o papel dos Conselhos de Direitos na construção do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, ministrada pelo Prof. Leandro da Silva, que encerrou as atividades matinais. Na parte da tarde, o Prof. Leandro da Silva deu início aos trabalhos com uma segunda palestra, abordando a desmistificação do trabalho do Conselho Tutelar. Após a exposição, o tema foi aprofundado em uma Roda de Conversa com o tema “O papel do Conselho Tutelar, mitos e verdades”, que foi mediada por Hélio Luiz da Costa Júnior, Conselheiro Tutelar de Vassouras.
Após a aprofundada Roda de Conversa, a tarde se mostrou igualmente emotiva e inspiradora ao focar no reconhecimento de iniciativas práticas que fortalecem a rede de proteção. A homenagem aos 38 anos do Projeto Social “Escolinha de Futsal Gente que Faz” emocionou a todos. O presidente do CMPDCA conduziu a homenagem a Jorge Adauto e aos demais líderes da Escolinha, enaltecendo a dedicação do trabalho de quase quatro décadas. A homenagem foi seguida da exibição de um vídeo sobre a história do projeto, que emocionou a todos.
As palestras da tarde se concentraram na relevância dos projetos sociais, com a apresentação do advogado Hélio Ricardo do Nascimento Júnior (OAB) sobre o tema.
Em um momento de demonstração prática que capturou a atenção e o coração de todos, o público pôde conhecer o inspirador “Projeto Social de Jiu-Jitsu” desenvolvido nos bairros Toca dos Leões e Grecco. Mais do que uma simples apresentação de golpes e técnicas, a iniciativa, liderada pelo Conselheiro Tutelar Leandro Cardoso, revelou-se um farol de esperança e transformação. Por meio da disciplina, do respeito e da autoconfiança ensinados no tatame, o projeto tem a nobre missão de “resgatar” e acolher dezenas de crianças e adolescentes, oferecendo-lhes um caminho de valores, pertencimento e futuro. O Jiu-jitsu, nesse contexto, transcende o esporte, tornando-se uma ferramenta de proteção social que impacta vidas e fortalece, de forma direta e tangível, a rede de defesa dos direitos infantojuvenis em nosso município.
O evento, que se estendeu até as 16h30, foi um sucesso de público e de conteúdo, reforçando o compromisso do município de Vassouras com a defesa e a promoção dos direitos de suas crianças e adolescentes, e deixando a promessa de uma rede de proteção mais forte e conectada com a sociedade.