Prêmio Consciência Ambiental / Immensita 2024, realizado em São Paulo, classificou o Rotary Club do Distrito 4571 pelas ações de preservação do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes
O Rotary Club do Distrito 4571 – Rotary International conquistou o Prêmio Consciência Ambiental / Immensita 2024, ficando em terceiro lugar, pela realização do Projeto “Plantando Árvores, Plantando Vida, Escolhendo Florestas de Água”, destinadas à preservação das microbacias hidrográficas do Rio Paraíba.
O evento, nos dias 8 e 9 de junho, em São Paulo, contou com a presença de Janilson Dias Teixeira, ex Governador Distrital e Presidente da Comissão de Recursos Hídricos do Meio Ambiente do Rotary Club, junto com o governador do Rotary Club, Pedro Dalboni.
As ações são destinadas à preservação das microbacias hidrográficas, com o apoio da Emater/ RJ e CEDAE com reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul, que abastece três estados – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – desde sua nascente, em Areias, até a sua foz em São João da Barra.
Um dos resultados do projeto foi o plantio, junto com a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, de cinco mil mudas de árvores às margens do Rio Alambari, desembocando no Rio Paraíba do Sul. O grupo desenvolve ainda ações junto às escolas incentivando o plantio de árvores e a preservação do Meio Ambiente.
Outra ação de destaque com o apoio da CEDAE é a construção de biodigestor para tratar o esgoto doméstico de forma segura e ecológica, evitando contaminação do Rio Paraíba. . Trabalho semelhante foi realizado nas imediações do 1º Batalhão de Aviação do Exército – 1º BAvEx, em Taubaté, São Paulo, com o plantio de 2,5 mil mudas de árvores.
Esse concurso envolveu o Brasil e o nosso projeto foi muito bem classificado. Nossas ações continuam visando o meio ambiente com plantio de árvores para formar matas ciliares às margens de afluentes que abastecem o Rio Paraíba, cuja nascente precisa ser protegida – ressaltou Jailson.
O presidente da Comissão reforçou ainda a importância do Projeto Rio Rural, realizado pela EMATER/RJ, de preservação das microbacias, associado à EMATER, que fornece mudas para a preservação dos mananciais. “Quando se planta uma árvore, se planta vida nos propiciando colher florestas de água”, concluiu Janilson.