10:59 - 11 de novembro de 2025.

Univassouras Artsul se despede do Campeonato Cario...

Univassouras Artsul se despede do Campeonato Carioca com empate com São Cristóvão

 em Esportes

Para se classificar, time precisava vencer e de uma combinação de resultados que não aconteceu

 

Um empate em 1 a 1 no estádio Nivaldo Pereira, em Austin, contra o São Cristóvão, no último sábado, marcou a despedida do Univassouras Artsul do Campeonato Carioca da Série B1. Com o empate, a equipe dirigida pelo técnico Alexandre Gomes terminou a fase de classificação do Carioca com 13 pontos, a cinco do Duque de Caxias, que fecha o G-4. O São Cristóvão terminou a fase de classificação na vice-liderança com 19 pontos, três a menos que o Bonsucesso, que levou a Taça Corcovado por terminar a primeira fase na primeira colocação.

 

Jogando em casa, o Univassouras Artsul precisava de uma vitória contra o bom time do São Cristóvão e uma imensa combinação de resultados para conseguir a classificação às semifinais. Mas logo aos 10 minutos, em cobrança de escanteio, os visitantes abriram o placar. Sávio aproveitou falha da defesa e subiu livre para marcar, no segundo pau. Com o resultado favorável e a classificação muito bem encaminhada, o São Cristóvão recuou e passou a jogar nos contra-ataques, nos erros do time da casa, mais uma vez pouco inspirado e visivelmente ansioso para chegar ao gol e seguir com chances na competição.

 

A partida marcou a volta do meia-atacante Rafael Pernão ao time titular. Principal destaque da equipe até a contusão no jogo contra o Nova Cidade, em Nilópolis, Pernão fez muita falta ao time nas derrotas contra o Serrano e o Petrópolis. Contra o São Cristóvão, ele jogou no sacrifício. Ainda com problemas físicos, ele jogou mais recuado e, mesmo assim, foi decisivo. Com menos de dois minutos de jogo no segundo tempo, ele recebeu passe curto após uma cobrança de falta na intermediária do São Cristóvão e, com um tapa de pé direito, pôs Marquinhos na cara do goleiro Barreto. Jogador mais efetivo do ataque do time durante toda a competição, Marquinhos fuzilou para empatar o jogo e fazer o torcedor sonhar com a classificação, por mais distante que ela estivesse.

 

O time cresceu na partida e seguiu buscando o gol. Pernão sentiu o esforço e precisou ser substituído. Tratado como uma jóia da base, o capixaba Webert entrou e ficou responsável pela criação no setor de meio de campo. Berê, contratado após ser o craque da série A2 pelo Bangu, perdeu na cara do gol após grande jogada de Caio pela ponta-direita. Marquinhos marcou o segundo, mas a arbitragem marcou impedimento no lance.

 

Com a eliminação, a equipe profissional não joga mais este ano. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro ainda não divulgou o calendário completo para 2026, quando a equipe volta a disputar a série B1 de olho no acesso à série A2, antiga Segunda Divisão do futebol do Rio.

 

O time enfrentou o São Cristóvão com Pedro, Caio, Diego Macedo, Cavalini e Felipe Borges; Valderrama (Zaidan), Tiaguinho, Rafael Pernão (Webert) e Cristiano (Hiaguinho); Marquinhos e Berê (Babi).

 

Base – Os profissionais só voltam a jogar no ano que vem, mas a base ainda tem compromissos em 2025. O clube disputa, com chances de título, a Copa Light Sub-19. Após uma primeira fase irrepreensível, com quatro vitórias em quatro jogos, 26 gols marcados e apenas dois sofridos, a equipe enfrenta o Serrano nas semifinais. Reforçado de jogadores que estiveram no Carioca, a equipe se prepara para disputar um torneio internacional sub-20. O Univassouras Artsul não revela, em respeito aos organizadores, que ainda não fizeram o anúncio oficial, mas trata-se da Copa Xerém, a ser organizada pelo Fluminense em dezembro. A competição deve contar com clubes de vários estados do país, além do Pumas, do Mexico, e do Zenith, da Rússia. O convite mostra o reconhecimento do mercado ao trabalho desenvolvido no CT do Riachão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

5 de novembro de 2025