Intercâmbio com clubes de alto nível é legado para a temporada 2026 da base do Riachão
Um empate contra os mexicanos do Pumas marcou na tarde da quarta-feira, dia 17, a despedida das crias do Riachão da Copa Xerém 2025. A competição, organizada pelo Fluminense Football Club, reuniu diferentes escolas do futebol mundial entre os dias 9 e 17 no estádio Marcelo Vieira, no Vale das Laranjeiras, Xerém. Os donos da casa perderam o título para o Independiente Del Valle, do Equador, nos penais, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Este ano o clube de Laranjeiras organizou a competição pela quarta vez. Além de Fluminense, Univassouras Artsul, Independiente Del Valle e Pumas, participaram do torneio o Porto Vitória (ES), Americano de Campos, Boston City (MG) e Zenit, da Rússia.
Por si só, o convite do Fluminense evidencia o respeito que o mercado do futebol tem pelo trabalho nas categorias de base do Univassouras Artsul. O Tricolor organizou a competição este ano pela quarta vez. A ideia é aproveitar o mês de dezembro para preparar a equipe da casa para a disputa da Copa São de Futebol Júnior, além de realizar um intercâmbio com outras escolas do futebol internacional. Atual vice-campeão da série B1 do Campeonato Carioca, os juniores do Univassouras Artsul puderam medir forças contra equipes do nível do próprio Fluminense e de escolas como a mexicana, russa e equatoriana.
Contra o Pumas, o time dirigido por Fabiano Pereira criou muitas chances. Em um jogo muito aberto, com os ataques levando vantagem sobre as defesas, o time empilhou chances no primeiro tempo. A equipe mexicana também poderia ter aberto o marcador, mas o jogo foi para o intervalo com um 0 a 0 teimoso. Era o quinto jogo em apenas dez dias. Cansados e desfalcados, os times não conseguiam repetir o rigor defensivo das primeiras partidas da competição. Na segunda etapa, o Pumas abriu o marcador, mas o atacante Tiago Salah viu sua insistência premiada ao empatar a partida, dois minutos depois. As oportunidades apareceram para os dois times, mas o resultado não mudaria mais. O jogo, disputado no dia do aniversário do treinador Fabiano Pereira, marcou a despedida do zagueiro Vitão, que foi o capitão da equipe, do sub-20. Paranaense da Grande Curitiba, Vitão tem grande identificação com o clube e disputou o Campeonato Carioca entre os profissionais este ano. Opção no banco de reservas, ele entrou em duas partidas, nas vitórias contra o Paduano, na Rua Bariri, e Friburguense, no Nivaldo Pereira.
A estreia dos crias do Riachão na Copa Xerém aconteceu contra o Porto Vitória, do Espírito Santo, campeão da competição em 2024. O time sofreu com a ansiedade e mostrou uma grande aplicação tática. Em um jogo de poucas oportunidades, a partida ficou mesmo no zero a zero. Na segunda rodada, o time enfrentou os equatorianos do Independiente Del Valle, que vinham de vitória contra o Fluminense na estreia. A equipe acabou sucumbindo ao bom futebol e à força física do adversário, perdendo por 2 a 0.

Na sequência, o time foi derrotado ainda pelo Fluminense e pelo Zenit, da Rússia. A avaliação é que a equipe conseguiu competir em boa parte da competição, mas que será necessário, para as próximas temporadas, aumentar a compleição física dos atletas, que sofreram muito no corpo a corpo contra equipes como o próprio Fluminense e os equatorianos do Del Valle. “Temos de discutir o perfil de nossos jogadores para as próximas competições e trabalhar mais na preparação física para podermos usar a qualidade técnica que já temos”, avaliou o gestor do futebol do clube, Roberto Teixeira.
Para o técnico Fabiano Pereira, a competição difícil não foi exatamente uma novidade para o elenco. “Sabíamos de todas as dificuldades. Enfrentamos grandes escolas, ninguém imaginou que fosse fácil”, disse, lembrando que quase 70 % do elenco ainda tem idade para jogar no sub-17. Fora de campo, o clube vai seguir trabalhando para receber novos convites para competições deste nível. “Precisamos duelar com os melhores. Só medindo força com grandes equipes é que vamos aumentar o nosso nível”, explica Roberto Teixeira.
Em que pese as dificuldades, o meia atacante Japeri conseguiu fazer boas partidas durante a Copa Xerém. Tiago Salah mostrou oportunismo e jogadores como Webert, o zagueiro Estevan, além do próprio Vitão, o atacante Renan e o goleiro Kauã também conseguiram se destacar. A expectativa é que a experiência em uma competição de alto nível seja um legado importante para os meninos do Riachão na temporada 2026.