• Programa Municipal prevê a criação de 10 reservas do patrimônio natural em 2021
A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria Municipal do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, fez o reconhecimento de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A criação de RPPNs busca garantir a manutenção da biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas para as futuras gerações. A ação faz parte do Programa Municipal de estímulo e apoio a criação de RPPNs, que prevê a criação de 10 reservas em 2021.
Com isso, através do Decreto Municipal número 4.793/2021, foi criada na última semana a Reserva Moinho de Vento, com 7,34 hectares, que está localizada em Demétrio Ribeiro.
A Reserva, a segunda do município, foi reconhecida como de uso sustentável e em caráter perpétuo.
Segundo o secretário da pasta, Danilo Pereira, o Programa representa um grande avanço para o município na conservação ambiental, além de possibilitar o aumento da arrecadação financeira da cidade na política do ICMS ecológico.
“As RPPNs apresentam vantagens tanto para o meio ambiente quanto para seus proprietários, porque além de garantir uma boa diversidade nas áreas reconhecidas e gerar a manutenção do meio ambiente para as futuras gerações, os proprietários têm vários benefícios como descontos em impostos”, explicou Danilo.
O prefeito Severino Dias, lembrou que a criação do Programa Municipal de Incentivo às RPPNs é mais uma ação do plano de governo sendo cumprida.
“A gestão e conservação ambiental é um ponto importante para proteger os recursos hídricos, além de criar uma conexão com áreas protegidas, formando um corredor de vegetação. E com essa meta da criação de no mínimo 10 RPPNs neste ano, nós vamos chegar a um número considerável de hectares protegidos no nosso município”, disse o prefeito.