00:11 - 18 de outubro de 2024.

“A Infância do Saci”, de Luciana De Lamare, conta ...

“A Infância do Saci”, de Luciana De Lamare, conta a vida do nosso mito

 em Cultura

Com lançamento em outubro, livro infantil terá parte da venda revertida para os projetos do Instituto Aupaba

 

Você sabia que dia 31 de outubro, quando se comemora o americano halloween, é dia do Saci-Pererê, nosso mito brasileiro? Pois é! E você sabe de onde vem o Saci? Como ele nasceu? Será que ele já nasceu sem perna? Agora as crianças vão poder aprender, pois Luciana De Lamare lança, a partir do dia 29 deste mês, com uma semana inteira de eventos, A Infância do Saci, livro infantil de 20 páginas, com ilustrações de Caio Costa Rodrigues para a faixa etária de 5 a 10 anos de idade.

 

Foi pensando em desfolclorizar o personagem e valorizar nossas tradições que a autora, CEO e cofundadora do Instituto Aupaba, decidiu retratar o Saci não apenas como menino travesso, mas como uma personagem com atributos e características encantadoras e sensíveis, apresentando a história de vida do menino Saci-Pererê, sua família e sua ancestralidade. Parte do valor da venda do livro será destinado aos projetos do instituto, organização sem fins lucrativos que se dedica a promover ações e projetos voltados para o desenvolvimento territorial.

 

Ao contrário do que acontece com outros mitos ao redor do mundo, que ganham força conforme as crianças crescem e se tornam adultos, os nossos personagens fantásticos parecem ficar para trás. Sacis, Curupiras e outros seres mágicos são tratados, em muitos casos, como caricaturas de um Brasil arcaico, distantes da imaginação adulta e até infantil. “O que vemos, na prática, é que mitologias estrangeiras – sejam os heróis gregos ou as fadas europeias – acabam por ocupar esse espaço no imaginário das crianças brasileiras, gerando um afastamento cada vez maior da nossa própria mitologia”, avalia Luciana.

 

A palavra “folclore” remonta ao termo inglês folk-lore, que significa “conhecimento popular”, cunhado pelo arqueólogo William John Thoms em 1846. Embora o termo capture a essência das tradições populares, ele também carrega, para muitos, uma conotação de algo ultrapassado ou meramente infantil. Para a autora, ao falarmos em “mitologia brasileira”, podemos ressignificar essas histórias, conferindo-lhes o caráter universal, fascinante e atemporal que realmente possuem.

 

“Meu objetivo foi criar para o Saci uma história de origem cativante, retratando-o como uma criança que enfrentou desafios e os superou. Além de destacar o que torna o Saci o mais brasileiro dos mitos, A Infância do Saci responde a dúvidas que todos já tivemos sobre ele, ao mesmo tempo que demonstra suas qualidades e talentos, despertando afeto e curiosidade”, explica Luciana.

 

A narrativa é envolvente e estimula a imaginação, a linguagem instiga o leitor a confrontar ideias e pesquisar palavras novas como, por exemplo, “escravizado, semba e quilombo”.

 

Destaque para as lúdicas e instigantes ilustrações do jovem paulista Caio Costa Rodrigues, que complementam o texto de maneira eficaz. As cores são vibrantes e atraentes para o público infantil, e as imagens ajudam a contar a história, facilitando a compreensão das crianças que ainda não dominam a leitura, gerando interesse.

 

A obra transmite valores importantes, como respeito e liberdade e as mensagens estão inseridas de forma natural na narrativa, promovendo reflexões. O livro também promove a inclusão, a representatividade e favorece a reflexão quanto à ressignificação da figura mitológica apresentada e a sua relação com a miscigenação do povo brasileiro revelada através de personagens e elementos da cultura afro-indígena presentes no texto.

 

Programação de lançamento:

Semana de lançamento do livro A infância do Saci de 27 a 31/10

27/10 – Às 11h. No Jardim Ecológico Uaná Etê – RJ121, 2265 – Sacra Família do Tinguá, Eng. Paulo de Frontin

29/10- Às 9h. No Jardim Ecológico Uaná Etê – RJ121, 2265 – Sacra Família do Tinguá, Eng. Paulo de Frontin

29/10 – Às 14h – Centro Municipal de Cultura Cineasta Creso Pereira – R. Felício dos Santos, 84 – Gaudência, Mendes

30/10 – Às 10h.Nos Jardins do Museu Casa da Hera – R. Dr. Fernandes Junior, 160 – Centro, Vassouras

30/10 – Às 18h. No Casarão do Grupo de teatro Nós do Morro – Rua. Doutor Olinto de Magalhães, 54 Vidigal, Rio de Janeiro

 

Serviço  “A Infância do Saci”

Autora: Luciana De Lamare

Ilustrador: Caio Costa Rodrigues

Editora: da Autora

Ano de Publicação: 2024

Faixa Etária Recomendada: 5 a 10 anos

Onde comprar: à venda na livraria Beta de Aquarius, por R$ 25,90 (preço de lançamento) e na Amazon, versão digital por R$ 10,99

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também