Em uma valiosa iniciativa de extensão universitária e responsabilidade social, os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade de Vassouras realizaram, no dia 3 de dezembro, uma significativa ação de prevenção de quedas junto às irmãs religiosas residentes na Casa Sagrado Coração de Jesus.
Reconhecendo que as quedas representam um dos principais riscos à saúde da população idosa, impactando a autonomia, a qualidade de vida e podendo levar a fraturas e outras complicações, a atividade teve como foco a promoção de um envelhecimento mais seguro e ativo para as acolhidas.
Estatisticamente, as quedas representam a principal causa de lesões acidentais em idosos, sendo responsáveis por fraturas graves, perda de mobilidade e o desenvolvimento de um ciclo vicioso de medo de cair e isolamento social.
O objetivo primordial foi transformar a informação em ações concretas de autocuidado, empoderando as idosas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para minimizar o medo de cair e garantir que seus passos permaneçam firmes e confiantes. As religiosas poderão ter acompanhamento na Clínica Escola de Fisioterapia da Univassouras.
A interação não apenas reforçou o aprendizado dos acadêmicos em um contexto real, mas também demonstrou o papel fundamental da Fisioterapia na promoção da saúde e na prevenção de agravos na terceira idade.
A iniciativa proporciona aos futuros fisioterapeutas uma experiência prática inestimável, permitindo a aplicação humanizada e ética dos conhecimentos em um contexto real, validando o papel social da profissão na promoção de um envelhecimento mais seguro, ativo e digno.