13:58 - 12 de abril de 2025.

Artista plástico que fez sucesso no rádio, Hélio N...

Artista plástico que fez sucesso no rádio, Hélio Neves morre aos 76 anos, vítima de um AVC

 em Vassouras

O rádio vassourense está de luto. O artista plástico carioca Hélio Andrade Neves, 76 anos, morreu na sexta-feira, dia 21, vítima de um acidente vascular cerebral. Ele passou mal em casa, foi socorrido pelo Samu, mas já chegou ao Hospital Universitário de Vassouras sem vida.

Carioca, apaixonado pelo Fluminense, Hélio Neves radicou-se em Vassouras nos anos 1990. Atuou em leilões de arte, criou uma creche em Ipiranga, depois transferida para Barão de Vassouras e fez sucesso, muito sucesso no rádio, com a personagem Eliete Lazarini. Viúvo, Hélio passou seus últimos 10 anos ao lado de Simone Gomes, com quem teve sua filha mais nova, Hellen Vitória, hoje com 14 anos. Velado na capela do Divino Salvador, foi sepultado na tarde do domingo, 23, no Cemitério Municipal, no Campo Limpo.

Hélio Andrade das Neves chegou a Vassouras realizando leilões de arte. Não demorou a identificar a enorme carência da população, principalmente da periferia por município, por creches. Assim, ele criou uma creche em Ipiranga, mais tarde transferida para Barão de Vassouras, durante a segunda gestão do então prefeito Pedro Ivo da Costa. A creche acabaria sendo o embrião da creche pública construída pelo governo estadual em Barão de Vassouras, por ocasião dos mandatos do prefeito Altair Paulino e da governadora Rosinha Garotinho.

Em 2011, Hélio estreou no rádio. E logo popularizou Eliete Lazarini, personagem feminina que apresentava o horóscopo, comentava o noticiário e conquistava o coração do ouvinte vassourense. “Ele dizia que batizou a personagem assim, com a junção da versão feminina do seu nome com uma homenagem ao pintor italiano Domenico Lazzarini”, comenta Wagner do Valle, comunicador e colega na rádio de Hélio. “Ele foi um grande parceiro. Está todo mundo muito triste”, disse Wágner à TRIBUNA.

Hélio das Neves teve o AVC enquanto comia biscoitos, em casa. Levado para o hospital pelo Samu, não resistiu. Ainda abalada com a morte do companheiro, Simone Gomes afirmou à TRIBUNA DO INTERIOR que “muita gente vai sentir” a morte de Hélio. “Ele é pai da minha caçula, que está sentindo muito, mas mesmo a filha do meio está muito abalada, vai precisar de um psicólogo. Ele a tratava como uma filha, é um momento muito difícil que estamos enfrentando”.

A Rádio Vassouras FM divulgou, através de suas redes sociais, uma nota de pesar pela passagem de Hélio: “É com o coração partido que compartilhamos a triste notícia do falecimento de Hélio Andrade Neves, um homem de talento incomparável e um ser humano extraordinário que tocou a vida de tantos. Hélio dedicou anos à Rádio Vassouras FM, onde deu vida à querida e inesquecível Eliete Lazzarini, personagem que diariamente nos presenteava com as previsões dos signos, suas piadas cativantes e um humor que alegrava nossos dias.

Além de ser a voz e a alma de Eliete, Hélio foi um artista completo: um talentoso artista plástico que levou sua arte para o mundo, um cantor que chegou a gravar disco e, acima de tudo, uma pessoa que sabia como encantar a todos com seu humor inteligente, simpatia e generosidade. Ao chegar em Vassouras, ele se transformou não apenas em Eliete Lazzarini, mas em um querido amigo de todos nós. Hélio Neves se vai, mas seu legado permanece. Sua arte, sua voz e a eterna Eliete Lazzarini viverão para sempre em nossos corações. Que ele descanse em paz, deixando para trás um rastro de amor, alegria e inspiração. Nossos sentimentos à família, amigos e a todos que, como nós, tiveram a honra de conhecer e amar esse grande homem”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também