10:48 - 29 de dezembro de 2025.

Empate com os mexicanos do Pumas encerrou particip...

Empate com os mexicanos do Pumas encerrou participação do Univassouras Artsul na Copa Xerém

 em Esportes

Intercâmbio com clubes de alto nível é legado para a temporada 2026 da base do Riachão

 

Um empate contra os mexicanos do Pumas marcou na tarde da quarta-feira, dia 17, a despedida das crias do Riachão da Copa Xerém 2025. A competição, organizada pelo Fluminense Football Club, reuniu diferentes escolas do futebol mundial entre os dias 9 e 17 no estádio Marcelo Vieira, no Vale das Laranjeiras, Xerém. Os donos da casa perderam o título para o Independiente Del Valle, do Equador, nos penais, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Este ano o clube de Laranjeiras organizou a competição pela quarta vez. Além de Fluminense, Univassouras Artsul, Independiente Del Valle e Pumas, participaram do torneio o Porto Vitória (ES), Americano de Campos, Boston City (MG) e Zenit, da Rússia.

Por si só, o convite do Fluminense evidencia o respeito que o mercado do futebol tem pelo trabalho nas categorias de base do Univassouras Artsul. O Tricolor organizou a competição este ano pela quarta vez. A ideia é aproveitar o mês de dezembro para preparar a equipe da casa para a disputa da Copa São de Futebol Júnior, além de realizar um intercâmbio com outras escolas do futebol internacional. Atual vice-campeão da série B1 do Campeonato Carioca, os juniores do Univassouras Artsul puderam medir forças contra equipes do nível do próprio Fluminense e de escolas como a mexicana, russa e equatoriana.

Contra o Pumas, o time dirigido por Fabiano Pereira criou muitas chances. Em um jogo muito aberto, com os ataques levando vantagem sobre as defesas, o time empilhou chances no primeiro tempo. A equipe mexicana também poderia ter aberto o marcador, mas o jogo foi para o intervalo com um 0 a 0 teimoso. Era o quinto jogo em apenas dez dias. Cansados e desfalcados, os times não conseguiam repetir o rigor defensivo das primeiras partidas da competição. Na segunda etapa, o Pumas abriu o marcador, mas o atacante Tiago Salah viu sua insistência premiada ao empatar a partida, dois minutos depois. As oportunidades apareceram para os dois times, mas o resultado não mudaria mais. O jogo, disputado no dia do aniversário do treinador Fabiano Pereira, marcou a despedida do zagueiro Vitão, que foi o capitão da equipe, do sub-20. Paranaense da Grande Curitiba, Vitão tem grande identificação com o clube e disputou o Campeonato Carioca entre os profissionais este ano. Opção no banco de reservas, ele entrou em duas partidas, nas vitórias contra o Paduano, na Rua Bariri, e Friburguense, no Nivaldo Pereira.

A estreia dos crias do Riachão na Copa Xerém aconteceu contra o Porto Vitória, do Espírito Santo, campeão da competição em 2024. O time sofreu com a ansiedade e mostrou uma grande aplicação tática. Em um jogo de poucas oportunidades, a partida ficou mesmo no zero a zero. Na segunda rodada, o time enfrentou os equatorianos do Independiente Del Valle, que vinham de vitória contra o Fluminense na estreia. A equipe acabou sucumbindo ao bom futebol e à força física do adversário, perdendo por 2 a 0.

 

Fabiano Pereira orienta os jogadores durante partida da Copa Xerém

 

Na sequência, o time foi derrotado ainda pelo Fluminense e pelo Zenit, da Rússia. A avaliação é que a equipe conseguiu competir em boa parte da competição, mas que será necessário, para as próximas temporadas, aumentar a compleição física dos atletas, que sofreram muito no corpo a corpo contra equipes como o próprio Fluminense e os equatorianos do Del Valle. “Temos de discutir o perfil de nossos jogadores para as próximas competições e trabalhar mais na preparação física para podermos usar a qualidade técnica que já temos”, avaliou o gestor do futebol do clube, Roberto Teixeira.

Para o técnico Fabiano Pereira, a competição difícil não foi exatamente uma novidade para o elenco. “Sabíamos de todas as dificuldades. Enfrentamos grandes escolas, ninguém imaginou que fosse fácil”, disse, lembrando que quase 70 % do elenco ainda tem idade para jogar no sub-17. Fora de campo, o clube vai seguir trabalhando para receber novos convites para competições deste nível. “Precisamos duelar com os melhores. Só medindo força com grandes equipes é que vamos aumentar o nosso nível”, explica Roberto Teixeira.

Em que pese as dificuldades, o meia atacante Japeri conseguiu fazer boas partidas durante a Copa Xerém. Tiago Salah mostrou oportunismo e jogadores como Webert, o zagueiro Estevan, além do próprio Vitão, o atacante Renan e o goleiro Kauã também conseguiram se destacar. A expectativa é que a experiência em uma competição de alto nível seja um legado importante para os meninos do Riachão na temporada 2026.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também