01:47 - 21 de dezembro de 2025.

Faetec em Itakamosi é o primeiro passo do que gove...

Faetec em Itakamosi é o primeiro passo do que governo já batiza como ‘revolução digital’ em Vassouras

 em Vassouras

A Prefeitura de Vassouras deu, sexta-feira, dia 28, o primeiro passo daquilo que vem sido tratado na administração municipal como uma “revolução digital”. Com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o prefeito Renan Vinícius inaugurou, em Itakamosi, o Centro de Democratização Digital da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) . No CDD, os moradores de Itakamosi têm acesso gratuito à Internet Banda Larga, para utilização de serviços públicos.

Antes de participar da inauguração do CDD de Itakamosi, o secretário Alexandre Cardoso falou, durante palestra no auditório do Centro de Cidadania, a sede da Prefeitura, sobre o seu trabalho à frente da Secretaria. “Juntos, vamos transformar Vassouras na primeira cidade a ser digital, com sistema wireless. Vamos trazer nossa experiência do Morro Santa Marta e Rocinha”, disse, chamando o prefeito Renan de “uma das estrelas da nova política”.

Alexandre Cardoso, que é professor universitário, disse que o país precisa repensar a educação. “Temos de ter coragem de debater a escola que queremos. Precisamos de uma escola para mudar a vida das pessoas”, disse. Ele deixou claro, também, que a educação no estado precisa de um salto de qualidade. “Queremos inovação tecnológica, uma revolução na educação. É uma vergonha para o estado Rio estar em penúltimo lugar no IDEB”. Segundo o secretário, uma equipe vai realizar uma pesquisa para, a partir dela, definir os cursos que serão trazidos pela Faetec para Vassouras. “Já pedi aos nossos diretores da Faetec para fazer um estudo sobre a vocação de Vassouras, e a partir desses estudos vamos trazer cursos profissionalizantes. Eu quero em três meses ter esse retrato de Vassouras para trazermos os cursos. Ciência e Tecnologia têm de estar associados à Educação”.

Em Itakamosi, a vice-prefeita Terezinha Salvador lembrou que o acesso à Internet democratizado faz parte do plano de governo da atual administração. “Estou muito feliz em marcar mais esta ação em nosso plano de governo. Parabéns a todos que nos ajudaram nesse projeto”, discursou. Para o prefeito Renan, “o CDD é uma forma inteligente e eficiente de democratizar, de tratar a todos por igual. Ter acesso à informação é a inclusão social através da inclusão digital. Trazer a Faetec para Itakamosi significa que a administração municipal e administração estadual estão chegando onde mais se precisa chegar”.

O Centro de Democratização Digital de Itakamosi conta com dez computadores e uma impressora. Dois funcionários auxiliam os usuários, que podem imprimir ou enviar currículos, criar endereço eletrônico para enviar e receber e-mail, ter acesso à segunda via de contas, realizar pesquisas escolares, efetuar inscrições no vestibular Faetec e fazer a pré-matrícula na rede estadual de ensino. Também é possível acessar serviços disponíveis do Detran, como agendar vistoria do carro ou realizar o simulado para a renovação da carteira de habilitação.

 

Até maio Vassouras deverá comemorar mais uma conquista no setor. “Vamos colocar internet wireless no centro de Vassouras. Até maio vamos instalar as antenas em todo o centro de Vassouras”, anunciou Alexandre Cardoso. Na primeira etapa do projeto, parceria do município com o estado e o governo federal, várias antenas serão instaladas na área central da Cidade. De início, os vassourenses poderão se conectar com celulares e laptops ao longo da Praça Barão de Campo Belo, Rua Caetano Furquim, Broadway, Calçadão do Paquera´s, Rodoviária Maurício de Lacerda e Rua Otávio Gomes. No comércio e nas residências que ficam ao longo destas ruas será necessário adquirir um kit com antena externa para captar o sinal, como ocorre com o Programa Rio Digital na Baixada Fluminense.

Presentes na inauguração o secretário Alexandre Cardoso, o prefeito Renan Vinicius, a vice Terezinha Salvador, o deputado estadual Gustavo Tutuca, os vereadores Renatinho da Construção, Geraldo Silva, Jorge Barreto, Valdemir Santana e Alessandro Campos, o comandante da 4a Companhia Capitão Triches, Lauro Horta presidente do Conselho Comunitário de Segurança, José Roberto Ciminelli presidente da OAB Vassouras, Luiz Antônio Neves vice-prefeito de Piraí, Cleber Capela vereador de Miguel Pereira, além de outras autoridades.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também