14:01 - 7 de setembro de 2024.

Festival Vale do Café dissemina música e história

Festival Vale do Café dissemina música e história

 em Cultura

O evento acontece até domingo, 28 de julho, com cursos de música, concertos nas fazendas históricas e praças das cidades

 

Apenas nesta edição já são mais de mil espectadores nos concertos das fazendas históricas e 90% dos ingressos vendidos. O Festival Vale do Café teve início na última sexta-feira , mas a programação se estende até domingo, levando talentos da música instrumental como Ulisses Rocha, Cristina Braga, Trio Madeira Brasil e Turibio Santos às fazendas históricas da região Vale do Café, RJ.

 

Desde a última semana, Vassouras já respira música e cultura. Seu centro histórico tombado recebeu mais de 300 integrantes do cortejo das tradições, como parte da programação do Festival, e nos próximos dias estarão igualmente animados.

 

Quem estiver pelo centro da cidade até sexta-feira, irá provavelmente esbarrar com jovens praticantes de violino e sopros, fazendo sua prática musical ao ar livre. Este ano são mais de 100 alunos inscritos nos cursos gratuitos oferecidos pelo Festival, com aulas presenciais no prédio do PIM – Projeto de Integração à Música.  Alunos de violão, musicalização, violino, canto e prática de orquestra demonstraram tal interesse no estudo, que os ensaios coletivos acontecem além da sala de aula.

 

“Recebemos alunos com muita sede de aprender este ano”, comenta Rodrigo Belchior, coordenador dos cursos do Festival Vale do Café. “Eles aproveitam os intervalos para praticar com os colegas, vários com diferentes níveis de conhecimento. É lindo ver como os alunos de projetos sociais interagem com outros que já frequentam uma graduação em música, por exemplo. Este contato é valiosíssimo, inspirador, e mostra como a música tem a capacidade de promover a união”.

 

Para conferir o resultado dos quatro dias intensos de aprendizado e muitas trocas, o público poderá conferir o recital dos alunos e professores na sexta-feira, dia 26, na Igreja Matriz de Vassouras, às 10h.

 

No mesmo dia 26 são retomados os concertos nas fazendas históricas, com a Fazenda Florença, em Conservatória, que irá receber o Duo Bevilacqua e Assumpção pela manhã, e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, com concerto do violonista Ulisses Rocha, às 14h30.

 

O sábado será de celebrações na Fazenda Vista Alegre, em Valença, e na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. Na Vista Alegre, o casal de artistas Cristina Braga e Ricardo Medeiros comemora seus 45 anos de carreira, enquanto o concerto na São Luiz será o marco do retorno aos palcos do Trio Madeira Brasil, com o show “25 anos de estrada”.

 

Domingo, dia 28, será a vez da aguardada Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes, que retorna à programação do Festival após 14 anos de pausa, e em grande estilo, com concerto do mestre violonista Turíbio Santos. O ingresso aos concertos nas fazendas incluem visitação guiada pelo casarão histórico e lanche com produção local.

 

A partir de 5a feira, dia 25, recomeça a programação gratuita nas cidades, com o show “Floresta de Sons”, de Cristina Braga e Ricardo Medeiros, na Igreja Matriz Sant’Anna, em Piraí. No dia seguinte, 26, a Aldeia Arcozelo, em Paty do Alferes, que pela primeira vez participa do Festival, recebe o trompetista Silvério Pontes e seu sexteto, em um tributo ao músico Zé da Velha. No sábado, a Estação Ferroviária de Barra do Piraí, recentemente restaurada pela MRS, recebe o chorão Henrique Cazes e seu quarteto para apresentação em homenagem aos Beatles no ritmo de Choro, com abertura do grupo Tambores de Aço.

 

Além da programação musical, o Festival Vale do Café promove palestras gratuitas sobre cultura, música e educação de 3a a 5a feira, no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras, sempre às 18h. O Empório, montado nas proximidades da praça Barão de Campo Belo, reúne produtos variados de produtores locais para que visitantes possam levar um pedacinho do Vale do Café.

 

“Mais uma vez, o Festival Vale do Café dissemina música e movimenta a economia das cidades. A programação continua nesta semana e aguardamos a todos para conferir os espetáculos nas fazendas, shows públicos nas cidades e os concertos dos nossos alunos, que são nosso xodó”, comenta Nelson Drucker, diretor geral do Festival Vale do Café.

O Festival Vale do Café é um projeto da Backstage Produções que, em sua 19ª edição, é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta ainda com o patrocínio de MRS, Sebrae e Secretaria de Estado de Turismo, incentivo FUNARJ, apoio Institucional da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa, parceria cultural Sesc RJ e parceria de mídia da OnBus Digital e Fluxxo Comunicação. Uma realização do Governo Federal – União e Reconstrução.

 

 

 

Festival Vale do Café

2º fim de semana – até 27 de julho de 2024

 

APRESENTAÇÕES NAS FAZENDAS

Dia 26 de julho – Sexta-feira

09h – Fazenda Florença (Valença)

Duo Bevilacqua e Assumpção – ‘Entrecordas’

 

14h30 – Fazenda Alliança (Barra do Piraí)

Ulisses Rocha Trio – ‘Mil tons – a música de Milton Nascimento’

 

27 de julho – Sábado

09h30 – Fazenda Vista Alegre (Valença)

Cristina Braga e Ricardo Medeiros ’45 anos de carreira, música e natureza’

 

15h – Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras)

Trio Madeira Brasil – ’25 anos de estrada’

 

28 de julho – Domingo

09h30 – Fazenda Monte Alegre (Paty do Alferes)

Turibio Santos ‘A vista alegre e apaixonada do violão’ – Obras de Villa – Lobos, João Pernambuco, Dilermano Reis e Fernando Sor’

 

APRESENTAÇÕES GRATUITAS

 

Dia 23 de julho – Terça-feira

18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)

Café Cultural

Tema da palestra: Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva

Audição: Quinteto de Sopros
Mediador: Rodrigo Belchior

19h – Teatro Sesc Rosinha de Valença (Valença)
Recital Turibio Santos – ‘Violão de muitos países e Continentes’

 

Dia 24 de julho – Quarta-feira

18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)

Café Cultural
Tema da palestra: ‘As rodas de choro na cidade do Rio e a influência social’

Audição: Roda de Choro

Mediador: Rodrigo Belchior

 

25 de julho – Quinta-feira

18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)

Café Cultural

Tema da Palestra: ”Festivais: além da música, um palco para a mudança’

Palestrantes: Claudia Mamede e Luciana Pacheco
Audição: Pequenos Mozart

20h30 – Igreja Matriz Sant’Anna (Piraí)

Cristina Braga e Ricardo Medeiros – ‘Floresta de sons’

 

26 de julho – Sexta-feira

10h – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Vassouras) – 10h

Recital de Alunos e Professores

19h – Arcozelo – Teatro Itália Fausta (Paty do Alferes)

Silvério Pontes Sexteto – ‘Tributo a Zé da Velha’ – Abertura do grupo Tambores de Aço

27 de julho – Sábado

19h – Estação Ferroviária (Barra do Piraí)
Henrique Cazes Quarteto ‘Revisita Beatles n’choro 20 anos’ – Abertura do grupo Tambores de Aço

SERVIÇO:

19ª Edição do Festival Vale do Café

2a semana: de 23 a 27 de julho de 2024

Cidades: Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Piraí e Paty do Alferes.

Compra de ingressos: www.festivalvaledocafe.com.br

Instagram: @festvaledocafe

Comentários

2 respostas

  1. Parabéns a cidade de Vassouras que ao longo dos anos vem desempenhando com brilho e excelência a arte musical durante os festivais de inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também