Evento reafirma sua posição como um dos mais importantes festivais multilinguagem do país, com mais de 700 horas de programação
Neste mês, as cidades de Valença e Vassouras recebem mais uma vez o Festival Sesc de Inverno, um dos mais importantes eventos multilinguagem do país. Nesta 23ª edição, o Sesc RJ promove mais de 700 horas de programação artística em 25 localidades do estado do Rio de Janeiro, com mais de 200 atividades em diversas linguagens e mais de mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita – mais de 95% –, e as atrações pagas terão preços populares.
Entre os dias 11 e 26 de julho, a cidade de Valença recebe o evento no Teatro Sesc Rosinha de Valença, que será palco dos shows da banda Luck (11/07, às 20h), que levará ao público sucessos nacionais e internacionais que foram marcantes nas novelas dos últimos 50 anos, com várias interações tecnológicas, com as imagens no telão em sincronia com o grupo; e de Wagner Tiso e o “Clube da Esquina” (16/07, às 20h), onde o músico revisita clássicos do Clube da Esquina, em um show emocionante, que une piano, arranjos sofisticados e memórias musicais. Já a Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima) recebe as apresentações dos artistas Paulinho Moska (18/07, às 21h), que apresenta um repertório de seus maiores sucessos, como “Pensando em Você”, “A Idade do Céu” e “Namora Comigo”, e canções de seu último trabalho, “Beleza e Medo”; e Roberta Sá (19/07, às 21h), com seu festejado espetáculo “Sambasá – Ao Vivo”, que leva ao público o clima das rodas de samba e destaca o ritmo-símbolo do Brasil.
O Festival Sesc de Inverno também levará ao Teatro Sesc Rosinha de Valença uma programação teatral com “Louise e os Ursos” (19/07, às 16h), criado pela Pandorga Cia de Teatro do Rio de Janeiro; “A Menina no Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” (26/07, às 16h), que narra a história da icônica cantora brasileira de forma lúdica, através das canções e passagens marcantes de sua vida – ambas voltadas ao público infantil; e “Senhor Diretor” (25/07, às 20h), que conta a história de uma mulher indignada com o que vê ao seu redor, e resolve escrever uma carta ao diretor de um jornal para falar de seu “horror” pelo caos da sociedade. Todas as atrações são gratuitas.
Já em Vassouras, o Festival Sesc de Inverno acontece nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do município, onde se apresentam dois grandes artistas da cena musical brasileira – Gabriel Sater (11/07), músico multitalentoso que traz para seu público o novo show “Noites Pantaneiras”, fruto do lançamento de seu CD Erva Doce, indicado ao Grammy Latino; e Sandra de Sá (12/07), que deu vida a canções que se tornaram verdadeiros hits, leva ao público seu novo show, uma viagem musical por diversos ritmos, que transitam entre MPB, soul, samba e funk. Os shows são gratuitos e acontecem às 21h.
A 23ª edição do festival propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.
Por meio das mais de setecentas horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.
A programação contempla música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, espalhando cultura em 25 localidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Campos dos Goytacazes, Búzios, Maricá, Itaipava (Petrópolis), Sana (Macaé), Cabo Frio, Rio das Ostras, Penedo, Magé, Vassouras, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Porciúncula, Silva Jardim, Tanguá, Grussaí (São João da Barra), Raposo (Itaperuna), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Varre-Sai e Miguel Pereira.
“O Festival Sesc de Inverno 2025 representa o nosso compromisso com o fomento à cultura e ao turismo, vetores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Vamos levar mais de 700 horas de programação a 25 localidades, fortalecendo o comércio, os serviços, a gastronomia e a rede hoteleira — especialmente em cidades fora do eixo dos grandes eventos culturais – gerando emprego, renda e visibilidade para as diferentes regiões. Esse caráter diverso, tanto geográfico, como social, está implícito no tema deste ano – ‘Nosso Lugar’ –, que pretende valorizar a conexão das pessoas com seu território, memória e identidade local”, explica o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
“Como em todos os anos, o Festival Sesc de Inverno faz a movimentação de pessoas em nossas cidades e da economia na região. Evento maravilhoso em todos os sentidos”, ressalta o presidente do Sicomércio Valença e Vassouras, Marco Torres.
Mesa Brasil Sesc RJ
Nos dias 11 e 12 de julho, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras, para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil.
Serviço:
23º Festival Sesc de Inverno
Valença: De 11 a 26 de julho de 2025
Teatro Sesc Rosinha de Valença: Avenida Professora Silvina Borges Graciosa, 44, Belo Horizonte, Valença/ RJ.
Praça Visconde do Rio Preto, Jardim de Cima, Centro, Valença/ RJ.
Vassouras: Dias 11 e 12 de julho de 2025
Centro de Convenções General Sombra: Avenida Otávio Gomes, 500, Centro, Vassouras/ RJ.