08:00 - 2 de abril de 2025.

Secretaria de Estado de Turismo inicia 1ª edição d...

Secretaria de Estado de Turismo inicia 1ª edição da Expo Artesão 2025

 em Cultura

O evento celebra a Semana Estadual do Artesão com palestras e exposição de peças dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) abriu na quarta, dia 19 de março, as portas da Expo Artesão, evento que celebra a Semana Estadual do Artesão, reunindo conhecimento, capacitação e economia criativa. A ação é uma iniciativa desenvolvida pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e aconteceu até o dia 23 de março, na Praça Edson Cortes, na Glória, Centro do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura contou com a participação de artesãos cadastrados no Programa da Setur, que receberam homenagens das mãos do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

“Queria parabenizar a cada um dos artesãos e artesãs pelo dia 19 de março. Nós sentimos a vontade de fazer um evento que pudesse marcar essa data. Toda vez que a gente organiza um evento, estamos sempre oferecendo um espaço para os artífices comercializarem suas obras. O artesanato é uma profissão, que gera renda para muitas famílias em todo o estado. A gente quando entrega uma carteira (Carteira Nacional do Artesão), está dando reconhecimento e dignidade a essas pessoas”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, durante a abertura do evento.

A Expo Artesão contou com uma programação especial de show musicais. Além da exposição de peças artesanais, teve também programação online de palestras com especialistas disponíveis no canal da Setur-RJ no YouTube. “Subimos 10 posições no ranking nacional do artesanato, saindo da 13ª para a 3ª colocação. Hoje, o estado conta com 24.320 artesãos cadastrados, espalhados pelos 92 municípios fluminenses, consolidando-se como um dos maiores polos de produção artesanal do Brasil. O programa oferece apoio para formalização, capacitação e promoção do artesanato local, incentivando a geração de renda e valorização cultural”, destaca Tutuca.

O Programa visa fortalecer e profissionalizar os artesãos fluminenses por meio da Carteira Nacional do Artesão, permitindo que os profissionais tenham acesso a benefícios como isenção de impostos na compra de matéria-prima, participação em feiras e eventos e capacitações gratuitas.

“Com a Expo Artesão, a Setur-RJ reforça seu compromisso com o desenvolvimento do artesanato como setor essencial da economia criativa. Além de promover o trabalho manual, o evento incentiva o turismo e o consumo de produtos regionais, gerando oportunidades para os artesãos e oferecendo ao público uma programação rica em cultura e entretenimento”, conclui Marcel Vasconcellos, coordenador do Programa Estadual do Artesanato.

O Vale do Café marcou presença com os municípios de Pinheiral, Barra do Piraí e Barra Mansa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também