Univassouras Artsul estreia esta tarde na série B1 do Carioca, em Teixeira de Castro
Duas semanas atrás, durante o lançamento da parceria da Fundação Severino Sombra com o Artsul, que oficializou o surgimento do Univassouras Artsul FC, o administrador Gustavo Amaral deixou claro que o objetivo, a médio prazo, é levar o clube à elite do futebol carioca. Para chegar lá, no entanto, o time que surge unindo o clube da Baixada à única universidade privada do Sul Fluminense, vai ter de superar, no campo, os adversários que têm objetivos parecidos. O primeiro passo será dado hoje, a partir das 14h45, no tradicional e irregular gramado do estádio Leônidas da Silva, em Teixeira de Castro, na zona norte do Rio. A equipe comandada pelo técnico Alexandre Gomes enfrenta o Bonsucesso, pela primeira rodada da série B 1 do Campeonato Carioca. A Univassouras Artsul TV transmite a partida, pelo youtube, a partir das 14h30.
Passada a empolgação com o lançamento do clube, que encheu o Centro de Convenções General Sombra, mobilizou a comunidade acadêmica de Vassouras e chamou a atenção da imprensa do Vale do Paraíba e da Baixada Fluminense, o foco está todo voltado para a estreia no Estadual. Apresentado esta semana pelas redes sociais, o elenco treina forte há três semanas no CT do clube, no Riachão, em Austin. Um dos responsáveis pela montagem do grupo, o treinador Alexandre Gomes, que começa amanhã a sua segunda passagem pelo clube, explicou à TV do clube como o elenco foi formado. “A expectativa é a melhor possível. A gente vem trabalhando duro há três semanas. No elenco, pensamos em três vertentes: jogadores da base que foram bem no sub-20, jogadores que já vinham jogando e reforços que se destacaram em outras competições, principalmente na A2. Cerca de 60 % do grupo trabalhou comigo. Isso facilita no jeito de o time jogar, de entender o que buscamos em campo”, afirmou.
Um dos reforços é um antigo conhecido do clube. Rafael Pernão, que já fez gols decisivos pelo Artsul, está de volta para a terceira passagem pela equipe. “A expectativa para a temporada é muito boa. O trabalho é bom, muito sério e a união Univassouras Artsul tornou o trabalho ainda mais forte. Com todo respeito aos adversários, vamos em busca de nosso objetivo, que é o acesso”, afirmou o jogador, um moleque de Xerém, à Univassouras Artsul. Quem também chega com fome de gols é o atacante Rhyan, artilheiro da A2 pelo Olaria. “Toda estrutura, todo elenco que foi montado, é para ser campeão. Estou ansioso para estrear, começar logo a competir e a lutar por coisas importantes para a gente”, afirmou à TV do clube.
Alexandre Gomes tem falado muito que considera o campeonato que começa neste final de semana a série B1 mais difícil da história. “São muitos clubes tradicionais. Estreamos contra o Bonsucesso, depois tem Campo Grande, São Cristóvão, Friburguense, Serrano. E ainda os times que acabaram de cair da A2, como Duque de Caxias e Petrópolis. Vai ser uma competição muito dura”. Enxergar as dificuldades não significa desânimo, pelo contrário. “Montamos um elenco competitivo, com perfil de trabalho muito bom e perfil técnico melhor ainda. Montamos um time para chegar. Primeiro ficar entre os quatro, depois é outro campeonato e brigar pelo acesso”. As 12 equipes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores classificados avançam às semifinais. Os times que chegarem à decisão da Taça Corcovado, em dezembro, sobem para a série A2.
Para a estreia, Alexandre Borges tem dúvidas para escalar o time. “A gente ainda tem dúvidas, vamos definir tudo no sábado. Temos jogador com lesão, tem jogador que ainda não foi regularizado”, afirmou, ontem, o treinador. O jogo começa às 14h45. Quinze minutos antes a Univassouras Artsul TV inicia a transmissão, pelo YouTube, graças a um acordo com o Bonsucesso FC, que liberou o direito de transmissão para a equipe visitante.
Assista o jogo aqui: https://www.youtube.com/@UnivassourasArtsulTV