A música e alegria tomaram conta das fazendas históricas, estações ferroviárias e praças das cidades da região neste primeiro fim de semana da 19ª edição do Festival Vale do Café
Fazendas repletas de visitantes com interesse em música, história e gastronomia, fizeram a festa do evento que acontece até dia 28 de julho.
A sexta-feira, dia 19, começou com as belas vozes dos tenores Marcelo Coutinho e Guilherme Kutz, e da soprano Carol McDavit, acompanhados pela pianista Maria Tereza Madeira em uma apresentação lírica com nuances de teatro e comédia. A emoção do espetáculo foi combinada à visitação pelo casarão histórico de 1836, uma joia em termos de detalhes decorativos e preservação, que ainda guarda uma das maiores coleções de porcelanas brasonadas do período do império. Mais tarde, a estreante Fazenda Santa Rosa, em Valença, reconhecida produtora de cachaça artesanal, abriu suas porteiras para o grupo Choro Nota Dez, completando a tarde com leveza e animação.
No sábado de manhã, outra fazenda produtora de cachaça recebeu o Festival: a bela Fazenda das Palmas, em Engenheiro Paulo de Frontin, com cenário retirado dos quadros de Monet e farta mesa de pães, bolos e queijos com sabor do interior. O concerto do grupo “Chora! Mulheres na Roda”, foi uma celebração às mulheres musicistas e compositoras do Choro, indo de Chiquinha Gonzaga a Nilze de Carvalho. Um episódio especial foi a ex-aluna do curso de música do Festival, a flautista Carolina Chaves, frequentadora das aulas do professor Celso Woltzenlogel, desta vez como artista no palco principal.
Um dos momentos mais impactantes, certamente foi durante o evento na Fazenda Floresta, em Vassouras, também estreante no Festival. O concerto Gafieirando, com Daniela Spielmann, Silvério Pontes, entre outros, levantou o público com repertório dançante e performance animada, passeando e interagindo com os espectadores. Ao cair do sol, a fazenda recebeu uma iluminação especial, fornecendo um espetáculo surpresa, que manteve os visitantes ainda por mais tempo no casarão construído como réplica da arquitetura do século 19. O público também teve a oportunidade de conhecer o Centro de Desenvolvimento de Genética Bovina, referência na região.
A Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí, fechou o primeiro fim de semana de concertos nas fazendas. Com recepção calorosa da proprietária, que pessoalmente recebe os visitantes em tour histórico pelo casarão, um dos mais extensos da região e que coleciona aparições em filmes e novelas, foi enriquecida com a apresentação da premiada violinista Carol Panesi e do experiente guitarrista Fábio Leal, ambos pela primeira vez no Festival Vale do Café. Executando músicas autorais em postura carismática, a talentosa musicista arrancou aplausos, ganhou imediatamente novos fãs e fez valer a fama como grande revelação na música instrumental.
A programação desta 19ª edição do Festival Vale do Café também chegou a espaços públicos das cidades de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin. A noite de sexta-feira, em Vassouras, ficou inebriada por arte e música, começando com o concerto do Quarteto Semente Choro Jazz, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Após o concerto, o local foi rodeado por mais de 300 integrantes de diversas manifestações tradicionais, compondo o belíssimo Cortejo das Tradições. Grupos de capoeira, Jongo, Caninha Verde, Maculelê e Folia de Reis percorreram a rua principal da cidade com o som das violas, dos tambores e vozes entoando cânticos, que se encontraram na praça Barão de Campo Belo.
Outro monumento histórico, a estação ferroviária de Engenheiro Paulo de Frontin, recém reformada pela MRS, foi palco de uma das apresentações mais alegres do fim de semana. A energia do grupo Tambores de Aço tomou conta da noite estrelada com repertório homenageando os Beatles. E para esquentar a noite de inverno, o grupo Samburá comandou um animado show de forró, resgatando o clima das festas juninas com clima de interior.
“O primeiro fim de semana foi a combinação perfeita entre música, história, o clássico e o contemporâneo, traduzindo o espírito do Festival Vale do Café. A programação continua nesta semana e aguardamos o público para conferir de perto os espetáculos nas fazendas, shows públicos nas cidades e os concertos dos nossos alunos, que são nossos xodós a cada edição”, comenta Nelson Drucker, diretor geral do Festival Vale do Café.
A programação do Festival Vale do Café continua a partir de terça-feira, dia 23 de julho, com eventos durante a semana em Vassouras, reunindo palestras gratuitas e audições dos alunos dos cursos de música, que este ano somaram mais de 100 inscritos. Os concertos nas fazendas acontecem a partir de sexta-feira, dia 26 de julho, estendendo-se até domingo, dia 28, reunindo a apresentação de mestres como Turíbio Santos e reverenciados talentos como Ulisses Rocha, Trio Madeira Brasil e Cristina Braga. Um inverno para ficar na história e guardar na memória.
O Festival Vale do Café é um projeto da Backstage Produções que, em sua 19ª edição, é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta ainda com o patrocínio de MRS, Sebrae e Secretaria de Estado de Turismo, incentivo FUNARJ, apoio Institucional da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa, parceria cultural Sesc RJ e parceria de mídia da OnBus Digital e Fluxxo Comunicação. Uma realização do Governo Federal – União e Reconstrução.
Festival Vale do Café
2º fim de semana – até 27 de julho de 2024
APRESENTAÇÕES NAS FAZENDAS
Dia 26 de julho – Sexta-feira
09h – Fazenda Florença (Valença)
Duo Bevilacqua e Assumpção – ‘Entrecordas’
14h30 – Fazenda Alliança (Barra do Piraí)
Ulisses Rocha Trio – ‘Mil tons – a música de Milton Nascimento’
27 de julho – Sábado
09h30 – Fazenda Vista Alegre (Valença)
Cristina Braga e Ricardo Medeiros ’45 anos de carreira, música e natureza’
15h – Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras)
Trio Madeira Brasil – ’25 anos de estrada’
28 de julho – Domingo
09h30 – Fazenda Monte Alegre (Paty do Alferes)
Turibio Santos ‘A vista alegre e apaixonada do violão’ – Obras de Villa – Lobos, João Pernambuco, Dilermano Reis e Fernando Sor’
APRESENTAÇÕES GRATUITAS
Dia 23 de julho – Terça-feira
18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)
Café Cultural
Tema da palestra: Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva
Audição: Quinteto de Sopros
Mediador: Rodrigo Belchior
19h – Teatro Sesc Rosinha de Valença (Valença)
Recital Turibio Santos – ‘Violão de muitos países e Continentes’
Dia 24 de julho – Quarta-feira
18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)
Café Cultural
Tema da palestra: ‘As rodas de choro na cidade do Rio e a influência social’
Audição: Roda de Choro
Mediador: Rodrigo Belchior
25 de julho – Quinta-feira
18h – Centro Cultural Cazuza (Vassouras)
Café Cultural
Tema da Palestra: ”Festivais: além da música, um palco para a mudança’
Palestrantes: Claudia Mamede e Luciana Pacheco
Audição: Pequenos Mozart
20h30 – Igreja Matriz Sant’Anna (Piraí)
Cristina Braga e Ricardo Medeiros – ‘Floresta de sons’
26 de julho – Sexta-feira
10h – Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Vassouras) – 10h
Recital de Alunos e Professores
19h – Arcozelo – Teatro Itália Fausta (Paty do Alferes)
Silvério Pontes Sexteto – ‘Tributo a Zé da Velha’ – Abertura do grupo Tambores de Aço
27 de julho – Sábado
19h – Estação Ferroviária (Barra do Piraí)
Henrique Cazes Quarteto ‘Revisita Beatles n’choro 20 anos’ – Abertura do grupo Tambores de Aço
SERVIÇO:
19ª Edição do Festival Vale do Café
2a semana: de 23 a 27 de julho de 2024
Cidades: Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Piraí e Paty do Alferes.
Compra de ingressos: www.festivalvaledocafe.com.br
Instagram: @festvaledocafe
3 respostas
Se houver oportunidade, aparecemos poa aí! Sucesso para todos os artistas de Vassouras!
Excelente divulgar da “Tribuna do Interior”, parabéns e apresento meus agradecimentos.
Lastimo não ter tido acesso à estas programações com mais antecedência.
Atenciosamente
Estas fazendas que encantam com sua arquitetura, sabores, belezas nos jardins, gastronomia diversas…e o Tribuna do Interior como sempre faz a cobertura show !!!