Vassouras recebe exposição sobre tradições de rezas e benzimentos
A Prefeitura Municipal de Vassouras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou no dia 17 de novembro, no Centro Cultural Cazuza, a exposição Herança de Fé, dedicada à tradição da reza e do benzimento como práticas de resistência cultural afro-brasileira no Vale do Café.
A inauguração contou com a presença da secretária de Cultura de Vassouras, Ângela Maria da Silva e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Geovani Dornelas, secretário de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Marcelo Estevão, representantes da secretaria de Cultura de Barra do Piraí e Paulo de Frontin, além de lideranças umbandistas do município de Vassouras.
A mostra apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado de Ana Carolina de Albuquerque Conte (PPGPACS/UFRRJ), que investiga a permanência de curandeiros, rezadeiras e benzedeiras na cidade de Vassouras entre os séculos XIX e XXI. Reunindo painéis temáticos, fotografias, objetos rituais, ervas medicinais e a reconstrução de um altar doméstico de rezadeira, a exposição propõe uma imersão sensorial e afetiva no universo dessas guardiãs da cura popular.
Uma roda de conversas com rezadeiras e lideranças umbandistas ressaltou a memória e ancestralidade da população negra do município.
Herança de Fé destaca a herança bantu presente nas práticas de benzimento, o uso do catolicismo popular como estratégia de resistência diante da repressão histórica, e a força simbólica das plantas, rezas e objetos cotidianos que atravessam gerações.
A mostra ficará exposta até o dia 30 de novembro, no Centro Cultural Cazuza, localizado na Praça Barão de Campo Belo.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta 9h às 17h. Finais de semana e feriados: 10h às 17h
