16:11 - 11 de dezembro de 2025.

Vassouras recebe novas obras para ampliar e modern...

Vassouras recebe novas obras para ampliar e modernizar a rede de esgoto

Ações da Rio+Saneamento prevêem a implantação de novas redes coletoras e reforçam o tratamento adequado de efluentes na cidade

 

A Rio+Saneamento avança com novas frentes de obras para modernizar e expandir a rede de esgoto do município. As equipes atuam na implantação de cerca de 2 km de tubulação no Centro, Residência e Grecco. As intervenções permitirão que todo o esgoto coletado nessas regiões seja direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barão de Vassouras.

 

No Centro, foram implantados mais de 1,5 km de novas redes de esgoto, contemplando as seguintes ruas e avenidas: Marechal Paulo Torres, Aldo Cavali, Antônio Inácio da Silva, Galeno Gomes, José Hoppe e Manoel Tomé da Rocha. Nos bairros Residência e Grecco, a Rio+Saneamento realiza melhorias e adequações nas redes já existentes, garantindo que os efluentes sejam direcionados à ETE.

 

Na  Residência, a concessionária ampliou cerca de 330 metros da rede de esgoto, contemplando as ruas Orlando Santos, Dr. Hélio Almeida Pinto, General Niemeyer, Horácio de Carvalho, Plínio Magalhães e Pio XII.

 

Para Fábio Tinoco, gerente regional da Rio+Saneamento, a expansão da rede representa um passo importante da concessionária, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a saúde dos moradores.

 

“Ampliar os sistemas de saneamento é essencial para melhorar a qualidade de vida da população. Essa expansão garante a coleta adequada do esgoto, evitando a contaminação das redes de drenagem e dos corpos hídricos. Além disso, contribui para a melhoria das condições de saúde em Vassouras, já que o esgotamento sanitário está diretamente relacionado ao bem-estar e saúde da população”, destacou o gerente.

 

Projeto prevê 10 km de novas redes na cidade  

 

O projeto para expandir a rede de esgoto em Vassouras, iniciado em 2024, segue em ritmo acelerado. As intervenções, que ao serem concluídas beneficiarão cerca de 3 mil moradores, contemplam a instalação de 10 km de novas redes coletoras de esgoto e abrangem os bairros Residência, Grecco, Centro, Madruga, Carvalheira, Mancusi, entre outros.

 

Paralelamente, a concessionária realiza ações de sensibilização ambiental junto à população, com a distribuição de materiais informativos e atendimentos itinerantes voltados à orientação dos moradores. A iniciativa reforça a importância de interligar corretamente os imóveis à rede pública de esgoto, garantindo mais eficiência ao sistema e contribuindo para a preservação ambiental.

 

No último ano, a Rio+Saneamento concluiu a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barão de Vassouras, em um trabalho que também envolveu a recuperação de quatro estações elevatórias. Atualmente, a unidade tem capacidade para tratar 25 litros de efluentes por segundo, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município.

 

A Rio+Saneamento já investiu mais de R$ 16,5 milhões em melhorias na rede de esgoto de Vassouras. Para os próximos dois anos, a concessionária projeta investir aproximadamente mais R$ 17 milhões.

 

Apesar dos benefícios esperados, as intervenções têm provocado transtornos no dia a dia dos moradores e comerciantes das áreas afetadas. Entre os principais impactos estão interdições parciais de ruas, alterações no trânsito e, principalmente, reclamações de que as vias ficam destruídas pós passagem da empresa. Moradores também vêm questionando o preço das contas de água e o que chamam de péssimos serviços prestados pela concessionária Rio +, que substituiu a Cedae após a privatização da coleta e distribuição de água no município.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também