Trabalhadores relatam dificuldades para chegar ao trabalho e retornar para casa depois do expediente
Usuários da linha Vassouras x Engenheiro Paulo de Frontin vêm reclamando de uma recente mudança nos horários implementada pela Viação Progresso. Segundo eles, a alteração reduziu horários e vem dificultando o acesso ao trabalho pela manhã, e o retorno para casa no final da tarde. A última mudança, segundo os passageiros, foi a partir de 26 de fevereiro.
O drama dos moradores da região que se utilizam do transporte público para ir e voltar do trabalho em Vassouras, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin começou em fevereiro de 2024, com os deslizamentos de barreiras na serra de Paracambi que passaram a causar constantes interdições do trecho da RJ 129. Mais de um ano depois, o pesadelo parece longe de acabar. Sem a serra e a ligação com Paracambi sempre ameaçada, o trabalhador enfrenta a incerteza e a inconstância do serviço há meses.
“A redução dos horários prejudica todo mundo. Temos dificuldade para chegar ao trabalho pela manhã e sofremos para voltar para casa à noite”, reclama uma moradora de Frontin. Segundo ela, com a nova atualização, alguns horários simplesmente deixaram de existir. A nova tabela priorizaria horários com partida nas horas cheias; 7h, 8h e assim sucessivamente.
Além dos trabalhadores, estudantes estariam chegando atrasados às escolas com a mudança da empresa. Outra queixa é que, com a diminuição dos horários, os ônibus estariam trafegando com superlotação, não sendo raro usuários sendo obrigados a viajar nas escadas do coletivo. Os passageiros já teriam organizado um abaixo-assinado on-line e protocolado uma reclamação no Procon para se queixar da mudança dos horários.