Na tarde do dia 7 de março aconteceu a primeira reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café, do Queijo Artesanal e da Cachaça, reunindo os principais produtores e integrantes da cadeia produtiva do turismo, no Hotel Vilarejo, em Conservatória (Valença). Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, participou do evento ao lado de autoridades e representantes do trade local, sinalizando o apoio da Setur-RJ e da TurisRio, nas ações que fortalecem a produção regional.
Durante o evento, foram apresentadas novas propostas para o segmento, como a Indicação Geográfica prevista pelo Sebrae e o lançamento do decreto aprovado, que autoriza os produtores a comercializar os queijos artesanais. Outro destaque da programação foi a apresentação dos produtos do APL do Vale do Café por meio do curso de Engenharia Química da Univassouras.
Também houve degustação de queijos premiados, cachaças e cafés especiais produzidos na região. Os produtos regionais do Vale do Café ajudam a criar a identidade dos municípios e junto com o artesanato local reforçam a característica de cada cidade, que tanto atrai os visitantes e amantes da gastronomia regional.
Recentemente, lançaram no estande do projeto Verão #tônoRio, em Copacabana, os folderes de divulgação sobre as rotas desses produtos, em uns dos principais pontos turísticos do Rio, justamente, para atrair ainda mais visitantes para região, explica o secretário Tutuca.
Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, respectivamente Vinicius Farah e Flávio Campos, também estiveram presentes no evento, assim como o diretor de Produtos do Sebrae, Julio César Rezende.