23:02 - 28 de maio de 2024.

Conservatória sedia reunião do APL do Vale do Café

Conservatória sedia reunião do APL do Vale do Café

 em Turismo

Na tarde do dia 7 de março aconteceu a primeira reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café, do Queijo Artesanal e da Cachaça, reunindo os principais produtores e integrantes da cadeia produtiva do turismo, no Hotel Vilarejo, em Conservatória (Valença). Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, participou do evento ao lado de autoridades e representantes do trade local, sinalizando o apoio da Setur-RJ e da TurisRio, nas ações que fortalecem a produção regional.

Durante o evento, foram apresentadas novas propostas para o segmento, como a Indicação Geográfica prevista pelo Sebrae e o lançamento do decreto aprovado, que autoriza os produtores a comercializar os queijos artesanais. Outro destaque da programação foi a apresentação dos produtos do APL do Vale do Café por meio do curso de Engenharia Química da Univassouras.

Também houve degustação de queijos premiados, cachaças e cafés especiais produzidos na região. Os produtos regionais do Vale do Café ajudam a criar a identidade dos municípios e junto com o artesanato local reforçam a característica de cada cidade, que tanto atrai os visitantes e amantes da gastronomia regional.

Recentemente, lançaram no estande do projeto Verão #tônoRio, em Copacabana, os folderes de divulgação sobre as rotas desses produtos, em uns dos principais pontos turísticos do Rio, justamente, para atrair ainda mais visitantes para região, explica o secretário Tutuca.

 

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, respectivamente Vinicius Farah e Flávio Campos, também estiveram presentes no evento, assim como o diretor de Produtos do Sebrae, Julio César Rezende.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também