04:41 - 5 de fevereiro de 2025.

Perita judicial envia relatório ao MP sobre Cemité...

Perita judicial envia relatório ao MP sobre Cemitério em Volta Redonda

 em Região

Documento lista medidas que devem ser adotadas para evitar riscos à saúde pública

A perita judicial Gisele Penido, especializada em áreas contaminadas e com vasta experiência em projetos ambientais, elaborou relatório técnico que será enviado ao Ministério Público, listando medidas a serem adotadas no Cemitério Municipal Bom Jardim Isidoro Ribeiro, mais conhecido como Cemitério do Retiro, em Volta Redonda.

No laudo, a perita sinaliza locais e serviços que precisam ser executados a fim de evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. “A situação mostra claramente os riscos a que estamos expostos por causa desse problema ambiental. É preocupante, é inaceitável!”, afirma Gisele em seu relatório elaborado através da empresa Eckoslife Soluções Ambientais.

Entre os principais problemas apontados estão sepulturas abertas, vegetação contaminante decorrente do crescimento de plantas em solo fertilizado por necrochorume – líquido altamente tóxico resultante da decomposição dos corpos.

Esse material, reforça Gisele, apresenta riscos invisíveis à saúde, como hepatite, cólera, leptospirose, infecções gastrointestinais e dermatites.

O relatório aponta ainda que com a vegetação nascendo dentro das gavetas aumenta a possibilidade de proliferação de patógenos e substâncias tóxicas do necrochorume, que podem se infiltrar no solo e atingir os lençóis freáticos.

“O líquido, composto por cadaverina e putrescina, é extremamente perigoso, podendo causar doenças graves e até câncer em caso de ingestão ou contato com água contaminada”, sinaliza o documento.

Outro destaque é para o risco de proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, devido ao acúmulo de água nos vasos de flores em túmulos mal conservados.

A perita faz um alerta às famílias que vivem nas proximidades do local que, segundo ela, não devem utilizar água de poço. “Peço a intervenção do Ministério Público para que sejam adotadas medidas necessárias, como a remediação da área contaminada e o tratamento adequado do necrochorume”, concluiu a perita.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também