Festival Harper ‘s au Max, um dos maiores festivais de harpa do mundo, em Ancenis, terá apresentação de seis alunos de harpa do Projeto Integração pela Música
Seis alunos do PIM – Programa Integração pela Música – saem dos palcos de Vassouras para apresentação no Festival Harper ‘s au Max, um dos maiores festivais de harpa do mundo, em Ancenis, na França, nos dias 15 e 18 de maio. O evento, que chega a sua quarta edição, contará com a participação de talentos da harpa do projeto “HarPIM na França”.
As apresentações acontecerão em locais abertos e fechados, com foco especial em casas de idosos, orfanatos, casas de apoio à pessoa com deficiência, hospitais, entre outros. O grupo também se apresentará no palco principal do evento, no Teatro de Ancenis, onde se espera a presença de um grande número de pessoas.
O reconhecimento do sucesso desses alunos vem em uma data marcante: a comemoração, em 22 de abril, dos 44 anos da Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição, Instituição mantenedora do PIM. “Esta é uma oportunidade de levar a música brasileira, tocada por jovens músicos, para plateias internacionais, mostrando o nosso compromisso de manter viva a nossa cultura através de projetos sociais como o PIM”, ressaltou Célia Moreira, Coordenadora Executiva do PIM.
O grupo não brilha nos palcos somente agora. A trajetória deles vem de longe. Os 150 alunos de harpa do PIM, que conta com parceria da Prefeitura de Vassouras, já se apresentaram em palcos de diversas localidades do país, entre os mais recentes, o Concerto com 50 harpas no Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, que reuniu público de cerca de 500 pessoas.
O talento e a quantidade de alunos de harpa também chamaram a atenção do Cônsul Geral da Irlanda, em São Paulo, Éoin Bennis, que em 2022 visitou Vassouras para conhecer o projeto e celebrar a Lei Municipal, tornando o município Capital da Harpa, conforme determinação do então prefeito Severino Ananias Dias.
PIM
Ministradas pela professora Rayana do Val, as aulas de harpa são oferecidas aos alunos da Rede Municipal e comunidade. O PIM é ainda sede da Biblioteca Acácia Brazil, a única biblioteca de harpa do país, com um acervo crescente de partituras, livros, revistas, manuais, CDs, vídeos e trabalhos científicos relacionados à harpa.
Por conta do sucesso do projeto, Vassouras já recebeu harpistas de diversas países, além de registrar participações em eventos como o Fórum Mundial de Harpas, Festival Vale do Café, Taller Itinerante de Harpas a Pedales, Brazilian Jazz Harp Immersion, entre outros.
“ Acreditamos que a realização deste projeto vem fortalecer o interesse da cidade e do estado em promover ainda mais este instrumento na região, além de incentivar a formação de harpistas mirins e a prática de público aos jovens harpistas da cidade”, disse Célia.
Eles compõem o HarPIM Ensemble, um grupo formado por alunos, com idades a partir de 10 anos e diferentes níveis de habilidade no instrumento. O projeto utiliza harpas célticas e de pedais e se apresentarão na França a convite do Presidente da Carnac Harps (Fábrica de Harpas, sediada na França) e do diretor artístico do festival “Harpes au Max”, Jakez François.
MAIS PIM
O PIM, idealizado pelo maestro Cláudio Moreira, objetiva oferecer ensino musical gratuito a crianças e adolescentes de Vassouras. Na sede, além da harpa, são ministradas aulas de todos os instrumentos que compõem uma banda e orquestra. O local é sede ainda de uma cozinha escola, aulas de capoeira, mosaico, entre outras.
O PIM está presente em quatro escolas públicas da cidade, oferecendo aulas de instrumentos musicais dentro do ambiente escolar e reúne mais de mil crianças e adolescentes.