Competições aconteceram em diversos equipamentos da cidade, com alunos disputando medalhas em várias modalidades
Os Jogos Interescolares de Vassouras 2025 começaram oficialmente no dia 8 de setembro, em cerimônia realizada na Arena Sombrão, reunindo alunos de 15 escolas das redes pública e particular. Promovido pela Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento movimentou a cidade com competições em várias modalidades, valorizando o respeito, a empatia e o espírito esportivo. A cerimônia contou com a participação dos secretários de Esporte e Lazer, James Bernardes e da secretária de Educação Rita Carneiro, do vereador Danilo Pereira, representando a Câmara Municipal e representantes da Polícia Militar.
As disputas aconteceram em diferentes equipamentos esportivos de Vassouras. Na Arena Sombrão, os alunos se enfrentaram no karatê, judô e futsal. Já no Estádio Municipal, ocorrem as provas de atletismo e as partidas de vôlei de areia. Também foram disputadas modalidades como tiro com arco, xadrez, queimado, tênis de mesa, voleibol e cabo de guerra. Uma das grandes novidades deste ano foi a micro maratona, realizada nas ruas do Centro Histórico.
Durante a abertura, a prefeita Rosi declarou oficialmente o início dos jogos e reforçou a importância da competição para os jovens atletas: “Quero agradecer às secretarias envolvidas, à Câmara Municipal, à Polícia Militar, às escolas, diretores, professores e, principalmente, aos alunos que se inscreveram nas modalidades desta grande competição. Os jogos devem priorizar o respeito, a empatia e o espírito esportivo em nossa cidade e entre nossas escolas. Desejo muito sucesso a todos os competidores”, destacou.
Primeira e única atleta olímpica da cidade, Silvina Pereira foi a convidada especial da abertura dos Jogos Interescolares 2025 e contou um pouco da sua trajetória vitoriosa e também deixou palavras de incentivo aos jovens atletas.
Ela é referência no atletismo sul-americano, tendo estabelecido sete recordes continentais: nos 100m (3), 200m (2), revezamento 4x100m (1) e salto em distância (1). Foi a primeira brasileira a saltar acima de 6 metros no salto em distância. Nos Jogos Pan-Americanos de 1971, conquistou a medalha de prata no salto em distância e foi quarta colocada nos 100m, estabelecendo o recorde brasileiro. Em 1975, trouxe mais uma conquista para o país, com a medalha de bronze nos 200m.
“Já se passaram 50 anos, mas a garra que tive para conquistar todos esses feitos é a mesma que vocês devem ter agora. As dificuldades existem, mas temos a obrigação de sermos protagonistas das nossas histórias. Muito obrigada e boa sorte a todos. Feliz competição!”, desejou a atleta Silvina com um lindo e inspirador sorriso para os jovens vassourenses.