12:05 - 22 de outubro de 2025.

Zico sugere ao presidente da ALERJ criação de um m...

Zico sugere ao presidente da ALERJ criação de um museu do futebol do estado do Rio

 em Esportes

Ídolo do futebol brasileiro, o ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira foi homenageado pela Alerj com uma medalha e uma placa. Zico ao visitar a exposição que celebra os 75 anos do Maracanã, no Palácio Tiradentes,  defendeu a criação de um museu sobre o futebol do Rio de Janeiro

 

A importância do futebol para a cultura e a identidade nacional do brasileiro pode ser celebrada na criação de um Museu do Futebol do Rio – sugestão dada pelo ídolo do esporte Zico ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União). Dia 14 de outubro, durante visita à exposição que celebra os 75 anos do Maracanã, no Palácio Tiradentes, promovida pela Alerj, o ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira destacou a necessidade de manter a memória dos grandes jogadores, times e torcidas do Rio de Janeiro. A ideia foi acolhida por Bacellar, que anunciou a elaboração de uma Indicação Legislativa sobre o tema.

 

Viajei para muitos países e vi grandes jogadores estrangeiros falarem do sonho de jogar no Maracanã. Nosso futebol é gigante e merece mais reconhecimento. A cultura precisa de um local que seja aberto para toda a população para contar essa parte tão importante da nossa história. Vamos parabenizar e eternizar aqueles que se esforçam para manter a memória do esporte viva”, declarou Zico.

 

Homenagem ao maior artilheiro do Maracanã

Segundo Bacellar, além da Indicação Legislativa, ele pretende articular com o Governo do Estado uma forma de estruturar o museu. “Esta Casa ouve a voz do povo e um pedido desse é uma ordem”, declarou. Na ocasião, o presidente da Alerj homenageou Zico, maior artilheiro da história do Maracanã, com uma medalha alusiva ao aniversário do estádio e uma placa em homenagem a ex-jogador. “Ele deu muitas alegrias para o nosso povo, que muitas vezes se desconecta dos problemas cotidianos para sentir a emoção que o futebol traz. Com sua conduta exemplar, Zico inspirou valores para muitas gerações”, complementou o parlamentar, que é rubro-negro.

 

Camisa usada por Zico no seu último jogo pelo Flamengo

A homenagem foi recebida por Zico com emoção e amor pelo esporte e o Flamengo, time em que se consagrou como ídolo eterno. “Eu tinha duas casas, a que morava e o CT do clube. Vivi lá os melhores momentos da minha carreira”, lembrou. Eleito Melhor Jogador do Mundo pela revista World Soccer, em 1983, Zico ressaltou que o futebol sempre foi um farol de conduta e, mesmo no auge, não se deixou mudar pela fama. “Ser referência é muito difícil porque as pessoas te idolatram, mas precisamos saber conviver com isso mantendo os pés no chão e dando o nosso melhor”, comentou.

 

Zico também lembrou o auge de sua carreira durante a visita à exposição, que conta com um acervo de 437 peças e um módulo dedicado ao ídolo rubro-negro, como a última camisa usada por ele no Flamengo numa partida contra o Fluminense, em 1989. Entre os destaques da mostra estão, ainda, a bola da última partida do lendário Pelé pela Seleção Brasileira, em 1971; uma cadeira perpétua de 1950; a camisa autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã; bem como peças de outros astros do esporte como Romário, Renato Gaúcho, Neymar e Maradona. Em pouco mais de um mês em cartaz, a exposição já recebeu cerca de 2500 visitantes. Zico contou ter se surpreendido ao ver que o ex-astro da seleção da Holanda, Johan Cruyff, falecido em 2016, jogou no Maracanã: “Eu não sabia que ele tinha atuado no estádio. Muito legal”.

 

Essas e outras joias da história do futebol estão sendo reunidas por Alex Braga, que fez a curadoria da mostra, desde os oito anos de idade. Com a ajuda de outros colecionadores, ele trouxe ao público peças clássicas, bolas raras, ingressos antigos, camisas autografadas, fotografias marcantes, entre outros itens. “Aqui, até os mais jovens podem ver o tamanho e a importância que o Maracanã tem para o Estado do Rio e o país”, disse.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também