Na noite do dia 7 de outubro, o Auditório Severino Sombra recebeu alunos, professores e convidados para a palestra “Como pagar as contas com criação e desenvolvimento de games”, que marcou oficialmente o lançamento da Sede GameJam+ Gameficada Univassouras.
O evento teve como objetivo aproximar não apenas os estudantes dos cursos de Engenharia, em especial os alunos da Engenharia de Software, mas também toda a comunidade de Vassouras do mercado da criação e desenvolvimento de jogos digitais. A iniciativa representa mais um passo importante para consolidar o projeto Gameficada Univassouras como um espaço de inovação, criatividade e formação prática no universo dos games.
A Sede GameJam+ Gameficada Univassouras é uma unidade voluntária de apoio à GameJam+, uma das maiores maratonas de desenvolvimento de jogos do mundo, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro. Durante o período, equipes formadas por alunos e membros da comunidade terão a oportunidade de criar protótipos de jogos e vivenciar uma experiência real de produção colaborativa.
A palestra foi um momento enriquecedor para os alunos presentes, que puderam conhecer os caminhos, desafios e oportunidades do mercado de jogos, compreendendo como é possível transformar ideias criativas em projetos rentáveis e sustentáveis. Partciparam: Kwan Yin Gil Delgado (AC Jogos), Eduardo Assis de Lima Serdeiro (Alien X) e Anny Caroline Sousa (ARVORE Immersive Experience).
Segundo o coordenador do projeto Gameficada, professor Álvaro Leiroz, a parceria com a GameJam+ amplia significativamente o alcance do trabalho desenvolvido pela universidade. “A Gameficada tem um papel essencial em conectar nossos alunos ao mercado de tecnologia e inovação. Estar atrelados a um evento mundial como a GameJam+ reforça nosso compromisso em oferecer experiências reais de aprendizado e abrir portas para que nossos estudantes se aproximem do cenário profissional dos games”, destacou o professor.
A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Consuelo Mendes, também ressaltou a relevância do projeto dentro das ações de extensão da Universidade de Vassouras. “Os projetos de extensão universitária são fundamentais para fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade. O Gameficada é um exemplo claro desse propósito, pois cria oportunidades tanto para os alunos da Univassouras, quanto para os jovens de Vassouras que desejam aprender e se inserir no mundo digital e criativo”, afirmou.