O biólogo André Dantas Martins assumiu em janeiro a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Miguel Pereira, a convite do prefeito Pedro Paulo Quinzinho (PP). Biólogo, professor, especialista em Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas, especialista em auditoria de Perícia Ambiental e Mestrando em Ciências Ambientais na Universidade de Vassouras, André chega a Miguel Pereira após anos de serviços prestados ao município de Paty do Alferes.
Casado com Nelsilene, pai de Maria, 18, e Manu, 12 anos, Dantas é servidor público há 33 anos. Ingressou, via concurso público, em 1992, na Prefeitura de Paty do Alferes, como auxiliar de administração. Em 2007, em novo concurso, ingressou como biólogo. Ao longo dos anos, atuou em diversas frentes no município. Foi chefe de Gabinete por 14 anos, nas gestões de Lúcia de Fátima, a Batata, e Rachid Elmôr. Nos últimos oito anos, já na gestão do prefeito Juninho Bernardes, foi secretário municipal de Meio Ambiente e integrou o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Sua passagem pela secretaria deixou legados. Implementou a coleta seletiva porta-porta. Hoje, são 17 bairros beneficiados pelo programa. Criou a Unidade de Conservação de Proteção Integral denominada de Refúgio de Vida Silvestre de Palmares. Aprovou projeto na Câmara de Compensação Ambiental (Fundo da Mata Atlântica) conquistando dois veículos: uma pick-up Hilux e um Toyota Etios, além de diversos equipamentos de combate a incêndio e de controle e fiscalização ambiental como drone, GPS, câmeras de monitoramento de fauna, dentre outros.
Sua atuação levou o município a uma posição de destaque no cenário estadual, com ótimas pontuações no ICMS Ecológico. Por dois anos consecutivos Paty conquistou o 1º lugar no Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente (IQSMMA), o índice que avalia a qualidade da gestão ambiental local. Também deixou a cidade figurando em 7º lugar no estado no índice que avalia a destinação de resíduos sólidos. André Dantas ocupou a presidência da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, entre novembro de 2023 e dezembro de 2024. Ocupou a diretoria executiva do Comité Piabanha entre março de 2023 e dezembro de 2024.
Sobre o convite do prefeito de Miguel Pereira para assumir a pasta, André Dantas afirmou à TRIBUNA que não teve dúvidas em aceitar e que espera estar preparado para enfrentar um “novo e importante desafio” em sua carreira.