23:42 - 28 de maio de 2024.

Após duas cassações, Conselho Tutelar toma posse e...

Após duas cassações, Conselho Tutelar toma posse em cerimônia no auditório da Prefeitura

 em Vassouras

Os cinco membros titulares do Conselho Tutelar do município de Vassouras para os próximos quatro anos foram empossados em cerimônia ocorrida no auditório da Prefeitura Municipal dia 10 de janeiro.

 

A posse ocorreu após duas cassações modificarem a lista de conselheiros eleitos em outubro. Segundo mais votado na eleição que aconteceu na Universidade de Vassouras, Ramon Gonzalez do Couto foi cassado por “abuso de poder religioso”. Pastor evangélico, ele teria contado com o apoio de diversas lideranças religiosas, o que é vedado pela legislação. Com a retirada de Gonzalez, o suplente Carlos Alberto de Lima, o Carlinhos Cozinheiro deveria ser empossado. A Comissão Especial responsável pelo processo eleitoral, no entanto, cassou a candidatura de Carlinhos com base em uma denúncia recebida em 13 de dezembro. A denúncia lembra o processo cível que culminou com o afastamento de Carlinhos da Casa Lar Hélia Leite dos Santos Gonçalves, em 2017. Na época, Carlinhos foi considerado omisso na apuração das condutas de dois servidores, acusados de maus tratos a adolescentes acolhidos na Casa Lar. Assim, o candidato foi considerado sem a idoneidade necessária para exercer o cargo, como manda a legislação que estabelece as regras para o processo eleitoral do Conselho Tutelar. Com a cassação de Carlos Alberto de Lima, o segundo suplente, Hélio Luiz da Costa Júnior, foi empossado. Além de Hélio Júnior, foram empossados: Vera Lúcia Pacheco Monteiro, Ana Luiza Merenciano, Leandro Cardoso e Cláudia Mamede.

Em outubro, mais de 3 mil e 500 eleitores foram ao campus da Universidade de Vassouras participar da eleição. Compareçam à cerimônia de posse a vice-prefeita Rosi Silva e a vice-presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Liana Gorito.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também