Luizinho, de Barra do Piraí, realiza campanha de arrecadação de tampinha pet para cuidados aos animais de rua
O dia a dia dedicado ao ciclismo e às boas práticas ao meio ambiente. Este é o legado que vem sendo mantido pelo aposentado Luiz Antônio Roggini, de 74 anos. Morador de Barra do Piraí, Luiz Antônio, conhecido carinhosamente como Luizinho, passou a ir mais longe com o pedal. E a cada rota, recolhe amizades e doações de tampinhas pet, que são revertidas em recursos para cuidados aos animais de rua.
O ciclismo me traz muita saúde física, mental e paz espiritual, pois nas trilhas sou eu e a natureza, onde eu encontro e falo silenciosamente com Deus – falou o aposentado, que pratica o esporte há 32 anos.
Essa prática, conta Luiz Antônio, foi ampliando as amizades pela região e com elas vieram as propostas de juntar tampinhas pet para a causa animal e preservação do meio ambiente. A iniciativa conta com apoio de moradores de diversas localidades como Barra do Piraí, Vassouras, Morro Azul, Bom Jardim de Minas, Juiz de Fora, entre outros lugares.
Uma vez cuidadosamente separadas por cores e tamanhos, elas são etiquetadas e enviadas para a ONG Rio Eco PETs (https://www.rioecopets.com.br), que desde 2018 se dedica à proteção e cuidado aos animais abandonados nas ruas. A cada dois meses, Luizinho arrecada cerca de 12 a 15 quilos de tampinhas. A meta dele, porém, é ampliar esse projeto para beneficiar animais da região.
Estamos preparando um projeto para atendermos os animais daqui da nossa região, mas para isso, precisamos arrecadar mais tampinhas – disse o aposentado, ressaltando a importância de retirar esses produtos do meio ambiente. “Sem essas tampinhas nas ruas, a natureza agradece! ”, completa Luizinho, lembrando que o contato para as doações pode ser feito pelo e-mail [email protected]
SAÚDE E MEIO AMBIENTE
No ciclismo, o aposentado tem meta mínima mensal, que é de pedalar pelo menos mil quilômetros. Para atingir o objetivo, ele já foi a Juiz de Fora, Peixe do Norte, Serra do Rio do Rastro, entre outras localidades.
Casado com Sandra desde 1977, Luiz Antônio tem dois filhos e duas netas, a Maria Eduarda e Beatriz, além de colecionar outro hobby: o motociclismo. “Quando surge uma grana extra, pego a estrada com minha moto que já me levou para a Bahia, o Sul, e por aí afora.