O Centro Cultural Cazuza e o Arquivo Público Municipal organizaram a exposição ‘Vassouras e o Processo de Libertação dos Escravizados contada em documentos’, que reúne documentos originais, fazendo uma reflexão à data de 13 maio.
A secretária de Cultura, Ângela Maria, comentou sobre a importância de mostrar de forma verdadeira e documental esse processo de libertação, já que Vassouras como importante centro produtor de café no século XIX teve uma forte relação com a escravidão, tendo abrigado muitas fazendas que utilizavam mão de obra escrava para a produção de café.
“A abolição da escravatura foi um marco importante na história do país, trouxe liberdade e direitos para os negros, que foram vítimas de séculos de exploração e opressão. Mas, é importante lembrar que a luta contra o racismo e a desigualdade continua nos dias de hoje. Por isso, nós trouxemos essa exposição”, comentou a secretária.
A exposição fica em cartaz no espaço cultural até o dia 30 de maio e já recebeu inúmeros visitantes que quiseram ver de perto como aconteceu o desenvolvimento desse período histórico em Vassouras.
Uma resposta
Vassouras com suas centenárias fazendas cafeicultores, seus barões, o ouro negro do século XIX.
Muito louvável homenagear quem fez a história. Parabéns a SEC.Cultura! Parabéns Tribuna !