Anos atrás, três amigos, guias que atuam caracterizados em diferentes cidades do Vale do Paraíba, se reuniram em Vassouras para celebrar a amizade e a profissão. Surgiu ali a ideia de organizar, sempre no dia 20 de julho, o Dia do Amigo no Brasil, um encontro de guias caracterizados na região conhecida turisticamente como Vale do Café.
Este ano foi realizada a terceira edição do evento, mais uma vez em Vassouras. Mais de 400 guias caracterizados participaram, seguindo o exemplo dos amigos Andréia Alves da Silva, a Andréia PIT, que interpreta Marianna Crioula, Yara Barreto, a Sinhá Mariquinha, e Márcio do Vale, o Barão de Araris. O encontro movimentou o Centro Histórico e despertou a curiosidade de muita gente.
A cultura popular foi presença marcante, com direito a Folia de Reis no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que também recebeu o repente dos calangos. O evento aconteceu nos monumentos históricos da Praça Barão de Campo Belo, que recebeu a troca de títulos nobiliárquicos, o História e Arte na Praça e a caninha verde. O Pátio Casario recebeu o público para a exibição do documentário Crioula, lançado no Festival de Cinema de Vassouras.
Ano passado, cerca de 500 guias caracterizados participaram do encontro em Conservatória. Ano que vem o encontro, que reúne guias turísticos caracterizados de todo o estado do Rio de Janeiro, acontecerá em Paty do Alferes. “Ficamos muito felizes com o fato de os municípios hoje reivindicarem a realização de nosso evento”, comenta Andréia PIT.