09:52 - 27 de maio de 2024.

Cerca de 400 guias participaram do III Encontro de...

Cerca de 400 guias participaram do III Encontro de Guias Caracterizados, no Centro Histórico de Vassouras

 em Turismo
Anos atrás, três amigos, guias que atuam caracterizados em diferentes cidades do Vale do Paraíba, se reuniram em Vassouras para celebrar a amizade e a profissão. Surgiu ali a ideia de organizar, sempre no dia 20 de julho, o Dia do Amigo no Brasil, um encontro de guias caracterizados na região conhecida turisticamente como Vale do Café.
Este ano foi realizada a terceira edição do evento, mais uma vez em Vassouras. Mais de 400 guias caracterizados participaram, seguindo o exemplo dos amigos Andréia Alves da Silva, a Andréia PIT, que interpreta Marianna Crioula, Yara Barreto, a Sinhá Mariquinha, e Márcio do Vale, o Barão de Araris. O encontro movimentou o Centro Histórico e despertou a curiosidade de muita gente.
A cultura popular foi presença marcante, com direito a Folia de Reis no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que também recebeu o repente dos calangos. O evento aconteceu nos monumentos históricos da Praça Barão de Campo Belo, que recebeu a troca de títulos nobiliárquicos, o História e Arte na Praça e a caninha verde. O Pátio Casario recebeu o público para a exibição do documentário Crioula, lançado no Festival de Cinema de Vassouras.
Ano passado, cerca de 500 guias caracterizados participaram do encontro em Conservatória. Ano que vem o encontro, que reúne guias turísticos caracterizados de todo o estado do Rio de Janeiro, acontecerá em Paty do Alferes. “Ficamos muito felizes com o fato de os municípios hoje reivindicarem a realização de nosso evento”, comenta Andréia PIT.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também