09:25 - 27 de maio de 2024.

Cozinha-escola do PIM, em parceria com a PMV, tem ...

Cozinha-escola do PIM, em parceria com a PMV, tem matrículas abertas para cursos gratuitos com Carlos Belém e Camilla Tinoco

 em Comida

Destinado prioritariamente a profissionais de cozinha de bares, restaurantes e hotéis de Vassouras e arredores e a quem já tem seu pequeno negócio na área de gastronomia (como microempreendedor ou como cozinheiro doméstico), o PIM está com inscrições abertas para os cursos Técnicas de Cozinha Profissional e Confeitaria Profissional. Os cursos visam colaborar na qualificação deste setor, fundamental à hospitalidade e consequente incremento do turismo na região.

Predominantemente práticas, as aulas acontecem na cozinha-escola e nos salões do PIM Vassouras e abordam, desde aspectos relacionados à higiene, segurança alimentar, organização e postura, até a preparação de pratos clássicos da cozinha internacional, principais cortes de vegetais e carnes, fundos, caldos e molhos clássicos, técnicas de bolos, ganaches, caramelo, coberturas para bolo, massa de torta, biscoitos, estudos de casos e muito mais.

Camilla Tinoco é chef de Confeitaria graduada pelo Institute of Culinary Education, de Nova York, Estados Unidos e pelo Le Cordon Bleu, de Otawa, Canadá. Trabalhou em restaurantes e confeitarias nos EUA e Canadá, com destaque para o Bistro Moderne, em Nova York, do chef francês Daniel Boulud. Ao retornar para o Brasil, atuou no Restaurante D.O.M., de Alex Atala. Durante a pandemia abriu o próprio negócio em Vassouras, A Cozinha da Camilla, confeitaria on line que produz bolos, biscoitos e sobremesas sob encomenda, para empresas e o público em geral. A chef Camilla Tinoco atua como consultora de hotéis e fazendas da região, ministrando treinamentos para equipes de confeitaria. Recentemente participou da 10ª temporada do programa Que Seja Doce, do canal GNT, um reality show de confeitaria.

Carlos Belém é graduado em Gastronomia Internacional sob a chancela do chef mais estrelado do planeta, Alain Ducasse Formation, graças a quem pôde realizar uma importante turnê gastronômica na França, da Provence à Normandie, onde firmou o princípio de sua cozinha: as bases clássicas internacionais com a máxima inserção dos ingredientes locais. Além das passagens por restaurantes internacionais e nacionais do Rio, é o chef executivo do Degusta Sons & Eventos, especializada em catering, eventos corporativos e comida de rua (feiras e eventos em geral). Recentemente, sob o pseudônimo Cesar Da Costa, foi chef do Uaná Ete Bistrô, período em que colecionou elogios de alguns dos mais importantes jornais do país, O Globo, Estadão e Estado de Minas. Inaugurou e assumiu a chefia da cozinha do Bliss Hotel Vale do Café, desde sua concepção, em junho de 2021, até junho de 2022, quando inaugurou e ocupou o cargo de chef executivo do Bistrô do Vale das Cabras, no Cananéia, zona rural de Vassouras.

Os interessados em participar dos cursos com dois dos maiores nomes da gastronomia nacional devem procurar o PIM, no Palacete Barão de Massambará, na Rua Dr. Joaquim Teixeira Leite, no Centro de Vassouras.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também