19:54 - 23 de maio de 2024.

Dia Nacional da Juventude reúne mais de mil Jovens

Dia Nacional da Juventude reúne mais de mil Jovens

 em Religião

• Evento, promovido pela Igreja Católica, reuniu jovens de nove cidades da região

Um dia foi de festa jovem, aliada ao tema: “E o Verbo Divino se fez carne” (Jo 1,14). Foi assim, que pelo menos mil jovens comemoraram o Dia Nacional da Juventude, no domingo, dia 6, em Paty do Alferes. O encontro, que ficou suspenso por conta da pandemia da Covid-19, foi retomado pela Diocese de Valença, com participantes de nove cidades da região – Paty do Alferes, Vassouras, Valença, Levi Gasparian, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Miguel Pereira.
No decorrer do dia, entre as inúmeras atividades, os participantes foram convidados à reflexão sobre a importância de ser um jovem cristão na atualidade. Tudo muito descontraído e abordado através de palestras, teatro e dança. Os jovens fizeram ainda uma caminhada pelo Centro da cidade, que foi animada pela música “Explode coração, na maior felicidade, é lindo meu Jesus, contagiando e sacudindo essa cidade.”
Maria Elisa Patrasso de Oliveira Fagundes, de 22 anos, universitária e moradora de Vassouras, foi uma das que participou do evento e falou sobre a importância do jovem na missão de resgatar a fé e a participação religiosa. Maria Elisa usou como base o trecho bíblico de Marcos 16:15, “Ele disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
A jovem, que também chamou o evento de “DNJ do recomeço” relatou sua experiência.
“Com toda certeza podemos dizer que saímos diferentes, renovados pelo Espírito Santo e curados por inteiro, com o coração transbordando de alegria e amor”, disse, sendo respaldada pelo frequentador da igreja católica e morador de Vassouras Anisio Goulart, que considerou “o encontro maravilhoso direcionado para um único objetivo: um mundo mais fraterno e humano no exemplo de Cristo e essencial para o momento”.
O padre José Antônio da Silva, Vigário Geral e pároco da Igreja Matriz de Vassouras, reforçou que o evento anual, é considerado um dia de festa sempre com um tema importante a ser trabalhado com as expressões juvenis. A proposta é celebrar a vida dos jovens de forma descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem.
Já o seminarista Elias, um dos animadores dos jovens em Vassouras, ressaltou a importânca do DNJ resgatar e incentivar a juventude na participação ativa da igreja. “A igreja necessita dessa juventude e como dizia São João Paulo ll, padroeiro da juventude “A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria Fé em Deus, Senhor e Salvador.”

DIA NACIONAL
Embora tenha clima de descontração o Dia Nacional da Juventude foi aberto para testemunhos dos jovens, relatos do seu dia a dia de trabalho e estudo onde os participantes falaram sobre suas dificuldades, frustrações, medos, anseios e sonhos. O encerramento do evento foi com a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Nelson Francelino Ferreira

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também