“CAPS nos Bairros” busca ampliar o acesso à informação sobre saúde mental
Na última semana, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paty do Alferes realizou a primeira visita do projeto “CAPS nos Bairros”, uma iniciativa que busca aproximar o serviço da comunidade, fortalecer o vínculo com o território e ampliar o acesso à informação em saúde mental. O encontro foi realizado na residência de uma moradora do bairro Vista Alegre e foi mediado pelo psicólogo Saulo da Silveira e pela oficineira Elena Oliveira.
A ação envolveu roda de conversa com foco na saúde mental, em alusão à campanha Janeiro Branco, esclarecimentos sobre o papel do CAPS e o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional, e ainda ofereceu uma farta mesa de café da manhã para os participantes. A iniciativa estimulou a troca de vivências, a escuta ativa e a desconstrução de estigmas relacionados ao cuidado em saúde mental.
O coordenador da Rede de Assistência Psicossocial de Paty do Alferes, Juliano Mello, diz que “esse movimento inaugura uma nova forma de atuação do CAPS”. “Nosso objetivo é levar um pouco do trabalho desenvolvido no CAPS para os bairros, proporcionando acolhimento e esclarecimento para a comunidade. Desta forma, estaremos mais conscientes das demandas da população e, a partir disso, direcionar nossos esforços para atendê-la da melhor forma possível”, explicou.
