10:05 - 27 de maio de 2024.

Encontro vai debater tecnologia da informação no V...

Encontro vai debater tecnologia da informação no Vale do Café

 em Ciência

• Vale do Café I Tech acontece em maio no Centro de Convenções General Sombra e no IFRJ

A região vai sediar um grande evento para debater o presente e o futuro da Tecnologia da Informação no Vale do Café. Coordenado pelo BP Institute e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com patrocínio do Café na Praia e do TI Rio (Sindicato das empresas de informática do Rio de Janeiro) e apoio do Sicomercio, Rio Soft, Assespro (Associação das EmpresasBrasileiras de TI), Câmara Comunitária do Estado do Rio de Janeiro, Nosso Café Especial, Secretaria Municipal de Cultura de Vassouras e as prefeituras de Vassouras e Paulo de Frontin, o Vale do Café ITech 3ª edição acontece nos dias 17 e 18 de maio no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras, e nos dias 21 e 22 de maio no campus Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ, onde acontece a Copa Digital, envolvendo atletas de esports de atléticas de todo o estado do Rio de Janeiro.
Segundo os organizadores, a ideia do encontro é consolidar a vocação científica, tecnológica e artístico-cultural, com um intercâmbio científico de inovação com um propósito de envolver pesquisadores, empreendedores, setor produtivo privado, além do poder público do Centro Sul, Médio Paraíba e Costa Verde.
Entre os temas a serem debatidos estão a política de fomento à inserção da TI nas cidades; empreendedorismo inovação e negócios; além da utilização da tecnologia da informação em áreas como o Turismo, Saúde, e agricultura familiar. Os jogos digitais, responsáveis por um mercado que só cresce no país, promete ser um tema bastante discutido no encontro.
Nomes importantes no debate sobre Tecnologia da Informação estão confirmados, como Luis Humberto Castillo Estrada, coordenador de extensão universitária da UENF; Marcelo Nunes, diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista; Roberto Jansen, vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional e Everton Baumgarten Vieira, presidente da ADJogos/RS; além de Sergio Theodoro, diretor-executivo da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. O Vale do Café ITech vai oferecer o Prêmio Gui de Ciência e Tecnologia. O prêmio, uma homenagem póstuma ao Dr. Gui Moreira, físico e pesquisador, representante brasileiro nos fóruns de desenvolvimento científico e tecnológico em energia solar, “consiste no reconhecimento em determinado campo ou serviço prestado, com a intenção de divulgar fatos ou pessoas que agem em prol do desenvolvimento e do bem estar da comunidade, sem aparecer nas mídias tradicionais”, informa Álvaro Moreira, coordenador do evento.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também