13:22 - 24 de maio de 2024.

Eufrásia Teixeira Leite é tema de exposição em São...

Eufrásia Teixeira Leite é tema de exposição em São Paulo

 em Cultura

Mostra conta a história da primeira mulher investidora da Bolsa do Brasil

 

Eufrásia Teixeira Leite é tema de uma exposição em São Paulo. O Museu da Bolsa do Brasil inaugurou, no dia 15, a exposição temporária “Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa”, que conta a história da investidora vassourense, a primeira brasileira a investir na Bolsa de Valores brasileira.

Quem vai a São Paulo tem até 15 de junho para visitar a mostra. A entrada é gratuita e o museu fica na rua João Brícola, 59, no Centro Histórico da capital paulista. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

A exposição apresenta Eufrásia, desde a sua educação tradicional até sua ascensão como uma das investidoras mais respeitadas da época. Vassourense nascida em 1850, Eufrásia Teixeira Leite foi pioneira. Filha de Joaquim José Teixeira Leite, que atuava como exportador de café, Eufrásia multiplicou a fortuna herdada em bolsas de valores do Brasil e da Europa.

Na exposição, o público também pode se debruçar na trajetória de outras mulheres que se tornaram investidoras naquela época. Entre elas estão as irmãs Brontë, Victoria Woodhull, Tennessee Clafin, Hetty Green e Madame C. J. Walker. A mostra apresentará também uma linha do tempo com importantes marcos relacionados as mulheres.

Outro diferencial da exposição é a presença do aparelho usado no século XIX para transmitir as cotações em tempo real, chamado Ticker. Desenvolvido por Thomas Edison para a Bolsa de Nova Iorque, foi usado por bancos, escritórios de corretores, investidores e jornais da época. A peça imprimia em uma fita de papel, a ticker tape, o código do ativo, a variação de preço e o horário de negociação e dados importantes relacionados aos investimentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também