13:08 - 24 de maio de 2024.

Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café ch...

Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café chega à segunda edição com apoio da SeTur

 em Cultura

Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SeTur), através do secretário Gustavo Tutuca, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café chega à segunda edição e pretende fomentar ainda mais o turismo no Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho.

Evento pioneiro na região, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, se tornou um case de sucesso em sua primeira edição. Com total suporte de Wanderson Farias, Assessor da SeTur, vice-presidente do Preservale e embaixador do turismo do Rio de Janeiro, o evento se solidifica mais uma vez, contando com a solidez da Light, Fecomércio, Universidade de Vassouras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

“É de extrema importância e relevância contarmos com o apoio da SeTur, mais ainda com o reconhecimento do secretário Gustavo Tutuca e do assessor especial Wanderson Farias, que entenderam o legado que começamos a deixar para o Vale do Café já na primeira edição, intensificando todos os setores, principalmente o turismo, a economia, a cultura e a educação. Graças a eles, realizamos reuniões importantes que nos abriram portas aos patrocinadores que abraçaram o Festival com a mesma determinação e na certeza de que, mais uma vez, será um sucesso”, destaca Bruno Saglia, idealizador e curador do Festival.

ESTRUTURA PROFISSIONAL

O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café conta com uma equipe direta que conta com mais de 40 profissionais, vindos de diversos estados e até do exterior.

Além desse staff, o evento abre espaço para a mão de obra local, a fim de movimentar também o setor.

“Entendemos que ninguém melhor que os moradores da região para estarem conosco nessa jornada. O Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, pretende seguir promovendo o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propondo ações culturais por meio palestras e debates, promovendo encontros com profissionais do setor, incentivando reflexões sobre os diferentes formatos e discutindo estratégias”, ressalta Jane Saglia, diretora executiva e curadora do evento.

 

FESTIVAL GANHA CARÁTER INTERNACIONAL

Além de destacar uma programação que representa a essência da região, o evento terá mostras competitivas de filmes de longa- metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

Além da mostra competitiva, o evento vai destacar uma mostra ainda mais especial e potente, com filmes que fazem parte do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), através de uma programação exclusiva, contando com a presença de profissionais da indústria audiovisual.

Após o êxito da primeira edição, desta vez o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café superou o próprio recorde de filmes inscritos, com 492 produções nacionais, representantes de todas as regiões brasileiras.

Além disso, ressaltando a relevância do evento, a segunda edição ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival (Labriff) – considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos – e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa. (Festin), um festival de cinema centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em, Lisboa.

A exemplo da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, conta com uma programação de produções da Globo Filmes e destaca um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região.

Desta vez, o evento contará com lançamento mundial de filmes, o que promete gratas surpresas.

 

MUITO ALÉM DOS FILMES

Embora a exibição da variedade de produções seja a estrela do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, Bruno e Jane Saglia fizeram questão de promover ações paralelas, em todos os meios.

A rede de artesanato do Vale do Café, por exemplo, já está se preparando produzindo produtos temáticos, inspirados no Festival. A lembrancinha do evento está garantida!

O público terá ainda a oportunidade de conferir uma programação totalmente interativa e inclusiva, com Podcast, Talk Show, e muitas surpresas ao longo do evento.

Desde a noite de abertura até o desfecho, com a premiação, profissionais do Canal Like, estarão presentes, destacando uma cobertura especial, assim como jornalistas e fotógrafos dos principais veículos de imprensa de todo o país.

A convidativa cidade de Vassouras ainda brindará o público com uma Feira de Carros Antigos, no dia 18 de junho, um deleite para todas as idades e gostos, na estação ferroviária.

Durante o Festival haverá ainda um concurso de vitrines temáticas, que fez sucesso na primeira edição. Lojistas da cidade vão decorar suas vitrines com motivos cinematográficos e u júri especialíssimo vai escolher os melhores.

A rede gastronômica não ficará de fora e mais uma vez vai preparar menus inspirados nos filmes e no cinema, fazendo com que que estiver na cidade durante o evento, possa desfrutar de uma gastronomia única e temática.

Painéis, debates e palestras com renomados profissionais da indústria audiovisual brasileira também poderão ser apreciados no Centro Cultural Cazuza e na Sala Carlos Vereza.

Vale ressaltar que os museus, os espaços culturais, as fazendas históricas e tudo o que a região tem para oferecer, estará à disposição do público durante o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

 

PREMIAÇÃO

Mais uma vez, o Troféu Paulo José, vai homenagear um grande nome do cinema nacional, na noite de abertura do Festival. Desta vez, contudo, a emoção também promete ficar a cargo do Troféu Marco Capute, uma homenagem especial para um projeto de educação cidade de Vassouras.

Um júri especializado, capacitado, com nomes relevantes e importantes no audiovisual nacional e internacional, vai se encarregar de escolher os vencedores do cobiçado Grão de Ouro, conferido aos destaques nas categorias do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

A Tecnopuc Tecna, incentivando ainda mais o evento, vai contemplar os destaques com R$ 40mil em serviços. Vale ressaltar que este ano novas categorias serão agraciadas.

A segunda edição vai ressaltar ainda o “Prêmio de Acessibilidade”, oferecido pela Zênite Studios. Será concedido à produção que apresentar, em seu argumento, a maior abordagem de inclusão social.

Se a primeira edição “causou”, desta vez a expectativa ainda é maior, principalmente para a noite de premiação promete impactar e emocionar com apresentações musicais, homenagens, muita tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra.

Vale ressaltar que a Cardume Curtas (plataforma brasileira de streaming de curtas-metragens), chega para somar nesta edição do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.

Todos os vencedores na categoria de Curta-metragem Ficção Brasileiro, Animação, Documentário, Regional, farão parte do catálogo exclusivo da plataforma.

Mais uma vez o Festival promete impactar visualmente, e com a presença de artistas que passarão pelo tapete vermelho.

A exemplo da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, está sendo preparado para receber toda família, proporcionando a todos uma viagem ao universo da sétima arte.

“Nossa expectativa e desejo é de que todos tenham uma experiência única, que vivam a magia do cinema, que mergulhem nas oportunidades que o audiovisual proporciona”, finalizam Bruno e Jane Saglia.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também