08:49 - 27 de maio de 2024.

I Simpósio da Educação da Rede Municipal de Ensino...

I Simpósio da Educação da Rede Municipal de Ensino de Vassouras

 em Brasil

Entre os dias 03 e 12 de maio, foi realizado virtualmente o I Simpósio da Educação da Rede Municipal de Ensino de Vassouras. O evento foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (SMED) e o Observatório da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras, com o apoio do Instituto Vassouras Cultural.

No primeiro dia, 03 de maio, a abertura do Simpósio contou com a presença da Secretária de Educação, Profª. Me. Magda Elaine Sayão Capute, e do Reitor da Universidade de Vassouras, Prof. Dr. Marco Antônio Soares de Souza. Assistiram ao evento simultaneamente mais de 130 participantes entre servidores da SMED, bem como entre discentes e docentes do 

Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras e do Curso Normal do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes.

Ainda na abertura, fazendo memória aos eventos que culminaram na formação do Observatório da Educação, o Reitor da Universidade de Vassouras apresentou o Observatório ao lado da Secretária de Educação, que além de professora, é também umas das idealizadoras do Curso de Pedagogia e do próprio Observatório.

No segundo dia do evento, 04 de maio, o Simpósio também contou com a presença e com uma apresentação da Profª. Magda Sayão, seguida pelas Inspetoras Profª. Ivonete da Silva e Profª. Paula Fabiana, que apresentaram a estrutura da Inspeção Escolar da SMED, a organização de documentos e o papel do setor. Ao todo, mais de 120 participantes estiveram presentes.

No terceiro encontro, a fala esteve com o Superintendente da Educação Infantil da SMED, Prof. Aléssio Sant’Ana, que fez uma brilhante apresentação sobre a primeira etapa da Educação Básica. No quarto dia, o Simpósio contou com a presença da Superintendente de Alfabetização e Letramento da SMED, Profª. Flávia Kakumu. No quinto encontro, encerrando a primeira semana do evento, a fala foi da Superintendente do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da SMED, Profª. Jaqueline Granadeiro.

Na segunda semana, as atividades do Simpósio nos dias 10 e 11 de maio contaram com a presença da Superintendente de Educação Inclusiva da SMED, Profª. Joana Lima, que coordena a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino. A Profª. Joana apresentou o funcionamento e a elaboração de práticas e culturas da EJA na Rede e abordou o compromisso municipal com esta modalidade de ensino.

No dia 12 de maio, ocorreu o último encontro do I Simpósio da Educação da Rede Municipal de Ensino de Vassouras. A fala esteve, primeiramente, com o Superintendente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da SMED, Prof. Marcos Guimarães, cuja abordagem foi sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental. Em seguida, a fala foi do Assessor Técnico da Secretária de Educação, Leonardo Coelho, tratando sobre a importância do protagonismo juvenil.

O encerramento do Simpósio foi repleto de homenagens e agradecimentos tanto para a equipe da SMED quanto para as equipes da Universidade de Vassouras, que estiveram diretamente envolvidas na organização do evento. De acordo com os participantes, o sentimento que descreveu o I Simpósio da Educação foi gratidão. Repleto de momentos emocionantes e construtivos para aqueles que acreditam, fazem, pensam e respiram Educação.

Além das apresentações teóricas sobre os temas, o evento também contou com diversos relatos das práticas educativas e organizativas da SMED, experiência fundamental para que os discentes compreendessem melhor o funcionamento do espaço da escola, bem como a sua organização e hierarquia. De acordo com os participantes, os encontros do Simpósio foram imprescindíveis para a formação profissional dos discentes bem como para a complementação de carga-horária de estágio que tem sido impossibilitada devido à pandemia de COVID-19. No decorrer de todo evento, o número de participantes diários se manteve entre 110 e 140 pessoas todos os dias.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também