14:29 - 24 de maio de 2024.

Legado vassourense para a história do Brasil foi t...

Legado vassourense para a história do Brasil foi tema de Congresso da Universidade de Vassouras

A Universidade de Vassouras realizou, entre os dias 13 e 17 de setembro, por meio de uma plataforma de teleconferência, o Congresso Vassouras, o Café e o Vale que transformou o país – A importância e o legado vassourense para a história e a cultura brasileira. O evento foi organizado pelo professor Luis Filipe Bantim de Assumpção, coordenador local de Doutorado em História e professor adjunto da Universidade de Vassouras, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Pró-Reitoria de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Relações Externas. 

A abertura do congresso contou com a participação do Reitor da Universidade de Vassouras, Marco Antônio Soares de Souza, da secretária de Educação do município, Magda Sayão, do presidente do Instituto Vassouras Cultural, Ronaldo Cezar Coelho e do presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, engenheiro Marco Capute. 

Evento de nível nacional, o Congresso contou com a participação de importantes profissionais e pesquisadores da História, da Preservação e da Educação Patrimonial do Vale do Paraíba Fluminense. Durante os cinco dias de evento, evidenciou-se a importância de se conservar um espaço de diálogo acadêmico acerca da importância de Vassouras e do Vale do Paraíba Fluminense para a História e a cultura brasileiras. As palestras foram seguidas de debates, que mesclaram conhecimento científico e curiosidade pessoal dos envolvidos. 

No evento foi anunciado o acordo de cooperação técnica entre a Universidade de Vassouras e o Instituto Vassouras Cultural, cujo principal objetivo será fomentar atividades acadêmicas e sociais empenhadas com a preservação da cultura material e imaterial de Vassouras, bem como de conscientização da memória e da identidade locais visando formar laços estreitos entre a população a arquitetura, os arquivos e a História da cidade.

“Considerando o resultado positivo, esperamos que este tenha evento seja de periodicidade anual, de modo que contribua com a legitimação da importância da Universidade de Vassouras no circuito de produção e difusão do conhecimento acadêmico atrelado à História brasileira e a sua importância Patrimonial para o desenvolvimento de nossa sociedade”, afirmou o pró-reitor de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Relações Externas da Universidade de Vassouras, Hamilton Moss.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também