18:23 - 23 de maio de 2024.

Mais de 400 obras participam do Festival de Cinema...

Mais de 400 obras participam do Festival de Cinema de Vassouras

Um marco no audiovisual nacional! Assim pode ser definido o que aconteceu até aqui, na preparação para o 1ºFestival de Cinema de Vassouras – no Vale Café. Para o evento, pioneiro na Centro-Sul do Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 22 e 29 de Maio de 2022, mais de 400 inscrições foram feitas, nas diversas categorias.
Sob curadoria, direção e produção executiva de Bruno Saglia e Jane Saglia, o festival destaca uma programação que representa a essência da região. O evento será presencial e exclusivamente dedicado à exibição à promoção de obras audiovisuais através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa- metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longametragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.
Os vencedores da categoria “Curta-Metragem Regional”, terão suas obras exibidas na rede Cinemaxx, além disso, participarão da Mostra do Festival de Cinema de Vassouras no Centro Cultural Light.
A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site a partir do dia 10 de abril de 2022.

O Festival

Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light, o 1º FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS – NO VALE DO CAFÉ é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa.
Tem por finalidade aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento, sempre aproximando o público destas obras de total relevância para a indústria audiovisual.
Através da Secretaria de Educação de Vassouras, as escolas públicas e privadas da região serão convidadas para o Festival. Alunos e professores poderão assistir, gratuitamente, à Sessão Animação,
dedicada especialmente a eles, com obras assinadas por artistas nacionais.

Vassouras e o Cinema – Ações Paralelas ao Festival

Com 164 anos, uma população estimada em 40 mil habitantes, Vassouras ostenta a posição de quarto melhor lugar para respirar no país. O município do Centro-Sul do Rio de Janeiro sediará o Festival no novíssimo Centro de Convenções General Sombra, instalado na Universidade de Vassouras. Moderníssimo, o espaço é totalmente climatizado e dispõe de 5.600m² de área total construída, salão principal de 2.000m² com capacidade para receber 4 mil pessoas diariamente e amplo estacionamento.
Iniciativa da SG Company Filmes, o 1º FESTIVA DE CINEMA DE VASSOURAS – NO VALE DO CAFÉ, terá ações paralelas realizadas em outras cidades do Vale do Café, através da parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento de Turismo de Vassouras; da Secretaria de Patrimônio e Urbanismo; do Sicomércio (Sindicato do Comércio); da Secretaria de Educação; Secretaria de Cultura, além de Ivo Raposo, do Cine Centímetro, Sesc Teatro Rosinha de Valença, Sala Mariana Crioula e Centro Cultural Cazuza.
Pertencente ao Vale do Paraíba Sul Fluminense, os 15 municípios que constituem a região turística do Vale do Café são: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.
O Legado

Idealizado, produzido e dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, o 1º FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS – NO VALE DO CAFÉ pretende ir bem além da exibição de filmes, com sessões gratuitas e abertas a toda a população, debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais. Bruno e Jane Saglia, querem deixar um legado de cultura e comprometimento para a cidade e todo o entorno, incentivando gerações a conhecerem o apaixonante e promissor universo da sétima arte.
Esperado para marcar a história do entretenimento no Vale do Café entre os dias 22 e 29 de maio, o 1º FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS – NO VALE DO CAFÉ terá várias ações na região, destacando e enfatizando a história da cidade, gerando empregos, intensificando o entretenimento e levando cultura.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também