19:09 - 12 de junho de 2024.

Mendes vibra com o 1º Arremate de Folia, celebrand...

Mendes vibra com o 1º Arremate de Folia, celebrando a tradição dos Reis

 em Cultura

A cultura popular tomou conta de Mendes no dia 26 de maio, com a realização do 1º Arremate de Folia de Reis. O Arremate de Folia, assim chamado pela continuidade cíclica do ritual religioso relacionado ao giro das folias, reuniu seis grupos folclóricos que encantaram o público presente com muita música, fé e tradição. As folias, tradição secular que celebra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, mostraram toda a sua força e beleza no evento. Com seus coloridos trajes, instrumentos musicais característicos e vozes marcantes, as folias Jornada Estrela Mendes vibra com o 1º Arremate de Folia, celebrando a tradição dos Reis dos Santos Reis e Jardim do Éden de Vassouras, Jornada Divina Luz Sagrada e Jornada Estrela Nova de Mendes, Jornada Lua Nova de Valença e Sagrada Família de Volta Redonda se revezaram no presépio, contagiando o público com canções e coreografias tradicionais.

Além das apresentações das folias, o 1º Arremate contou também com barraquinhas de comidas típicas, criando um clima ainda mais especial para o evento. Apesar da chuva durante o dia, foi uma noite vibrante, um momento único de congraçamento entre os grupos participantes, os moradores e visitantes celebrando juntos a cultura popular e a tradição da folia de reis, reforçando a importância da união e da valorização das raízes culturais. A Folia Jornada da Sagrada Família, veio com um visual e uma performance diferente, empolgando quem estava assistindo. Os palhaços com suas roupas extravagantes foram o ponto alto do evento. A festa se estendeu até o final da noite, consolidando o sucesso da celebração.

“Estamos muito felizes em realizar o 1º Arremate de Folia aqui em Mendes, através do projeto cultural financiado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. É uma forma de valorizarmos essa tradição tão bonita e importante, que faz parte da história de tradição e fé em nossa região”, destacou Gerson de Oliveira, organizador do evento.

 

Para além da festa, a expectativa agora é que o evento entre para o calendário cultural da cidade, mantendo viva a tradição da Folia de Reis e encantando cada vez mais gerações, além de promover a cultura popular e o lazer para a comunidade. Visite a página do evento no instagram @encontro_de_ folia_de_reis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também