13:36 - 24 de maio de 2024.

“Meus Cabelos de Baobá” será apresentado em Vassou...

“Meus Cabelos de Baobá” será apresentado em Vassouras

 em Cultura

Peça valoriza a identidade negra feminina, abordando temas que se conectam a ancestralidade e a força de se reinventar através dos tempos

 

O espetáculo “Meus Cabelos de Baobá”, com dramaturgia e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo e atuações de Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà fará uma circulação de dez apresentações em equipamentos culturais localizados nos municípios do Rio de Janeiro, Vassouras, Valença e Rio Bonito. Algumas apresentações terão audiodescrição e intérprete de libras.

 

A montagem se inspira e costura a narrativa aos argumentos de Simone Ricco, com referências nos textos da escritora Conceição Evaristo e com danças negras africanas de Germaine Acogny, bailarina senegalesa, com quem Fernanda Dias estudou em 2015, na École des Sables no Senegal.

 

A peça se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá. A árvore ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra. “Podemos notar que no cenário cultural brasileiro, os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras”, ressalta Fernanda Dias.

 

O objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a subjetividade e na capacidade das mulheres de se reinventarem ao longo dos tempos, e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que se mostra.

 

A circulação do espetáculo Meus Cabelos de Baobá contemplada pelo EDITAL DE CHAMADA EMERGENCIAL DE APOIO AO TEATRO Nº 08/2023 “EVOÉ! RJ” através do Governo Federal, Ministério da Cultura, Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.

 

Ficha técnica
Direção: Vilma Melo
Argumento: Simone Ricco
Texto: Fernanda Dias
Elenco: Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà
Figurino: Clívea Choen
Desenho de luz: Binho Schaefer (in memória)
Operador de luz: Victor Tavares
Sonorização: Leandro Mattos
Direção musical e percussão: Beá
Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos
Idealização: Fernanda Dias
Direção de produção e assessoria de imprensa : Claudia Bueno

Serviço
Meus Cabelos de Baobá
Com Fernanda Dias, Lidiane Oliveira, Rapha Morret e Beà
Direção de Vilma Melo Centro Cultural Cazuza- 19 de março – terça-feira – 19h – R. Custódio Guimarães, 65 – Centro Vassouras Duração: 50 minutos.
Classificação: 12 anos
Gratuito
fotos anexas: crédito Valmyr Ferreira

teaser
https://youtu.be/9EAI6zqavSU

Comentários

3 respostas

  1. Formidável, parabéns aos Estudantes da Universidade de Vassouras, que terão mais uma oportunidade para acrescentarem em seus currículos.
    Parabéns e agradecimentos aos Promotores.

  2. Será muito bem vindo esse espetáculo em Vassouras até porque perdemos o cinema e ficamos com esse déficit de artes. Parabéns pela iniciativa e a Tribuna do Interior pela divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também