Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Vassouras no dia 27 de janeiro, para visita técnica ao Hospital Universitário de Vassouras (HUV) e à Secretaria Municipal de Saúde do município, para tratar da implantação do Programa Agora Tem Mais Especialistas e de estratégias para ampliar a oferta de atendimentos especializados na cidade.
Participaram da agenda: Rodrigo Oliveira, diretor do Departamento de Estratégias para a Expansão e a Qualificação da Atenção Especializada (DEEQAE); Fabiane Gil, Apoiadora do Programa Agora Tem Especialistas para o Estado do Rio de Janeiro; Andryelli Morais, apoiadora do programa no RJ; a secretária municipal de Saúde, Lília Marques Simões Rodrigues; o secretário executivo da pasta, Dr. Marcelo Vianna Vettore e os diretores médicos e de enfermagem do HUV.
No início da visita, a equipe do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde alinharam as diretrizes do Programa Agora Tem Mais Especialistas. Em seguida, a comitiva seguiu para o HUV, onde conheceu as instalações e os serviços ofertados. A visita foi avaliada de forma positiva, tanto pela equipe do hospital, quanto pela Secretaria de Saúde. A equipe do Ministério destacou a estrutura e o trabalho desenvolvido e assumiu o compromisso de atuar para viabilizar a presença do ministro da Saúde na inauguração do novo hospital.
O Programa Agora Tem Mais Especialistas tem como objetivo ampliar o acesso da população a exames e cirurgias especializadas. A iniciativa permite que entidades privadas e operadoras de planos de saúde compensem impostos da União em prestação direta de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), como exames de alta complexidade e cirurgias eletivas. Com isso, os recursos passam a ser utilizados diretamente no atendimento ao cidadão, contribuindo para a redução das filas e para a ampliação da oferta de serviços especializados.
Durante a agenda, foram tratados os seguintes pontos:
Programa Agora Tem Mais Especialistas – créditos financeiros, com discussão da minuta, termos operacionais e treinamento da regulação e de faturamento;
Possível credenciamento da unidade móvel (carreta) nos editais da Modalidade 3 – Unidades Móveis de Atenção Especializada à Saúde (AgSUS);
Habilitação do serviço de radioterapia do HUV;
Pedido de apoio para liberação do Termo de Compromisso junto à Coordenação de Gestão do PRONON;
Apresentação de indicadores assistenciais do HUV, como número de cirurgias e atendimentos;
Visita às obras do novo hospital;
Agendamento de reunião para discutir o programa de Ofertas de Cuidados Integrados -OCI’s – voltado às cirurgias eletivas, com pagamento via Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e habilitação pela Secretaria Municipal de Saúde.