01:41 - 12 de setembro de 2025.

O papel do setor varejista e do turismo cultural n...

O papel do setor varejista e do turismo cultural no desenvolvimento regional

Presidente do Sicomércio Valença, Vassouras e Rio das Flores ressalta a importância da união dos comerciantes e do fortalecimento sindical para impulsionar a economia local

 

Em mais um episódio do videocast O Rio Pod+, a jornalista Mariana Procópio conversou com o presidente do Sicomércio Valença, Vassouras e Rio das Flores, diretor da Fecomércio RJ e conselheiro do Sesc RJ. Carioca de origem, mas apaixonado pelo interior fluminense há 35 anos, Marco Torres compartilhou sua trajetória e a visão sobre o papel central do comércio na geração de empregos, renda e qualidade de vida nas três cidades.

Segundo ele, mesmo diante dos desafios nacionais, o comércio local mantém fôlego e se destaca como um dos principais empregadores da região, ao lado da agricultura, da Prefeitura e da Universidade de Valença. Em Vassouras e Rio das Flores, o setor também é motor econômico, atendendo tanto à população local quanto aos visitantes.

O turismo surge como aliado estratégico na região. Marco Torres dá como exemplo para o sucesso turístico o distrito de Conservatória, conhecido como a “Cidade da Seresta”, e seus eventos culturais, bares e restaurantes movimentados nos fins de semana. Também cita fazendas históricas, cachoeiras e o Cine Centímetro que ampliam o leque de opções para atrair os visitantes e fortalecer o comércio local. Festivais, como o de Inverno, promovidos com apoio do Sesc RJ, são exemplos de como cultura e economia caminham juntas.

Na entrevista, Torres reforçou o papel do sindicato na defesa coletiva dos comerciantes, esclarecendo a diferença entre a atuação sindical e a das associações comerciais: “A união faz a força. Se todos participassem, teríamos muito mais poder de negociação com o poder público”, afirmou.

Com mais de quatro décadas de experiência no varejo, o diretor da Fecomércio RJ defende a gestão próxima e cuidadosa dos negócios.

“O boi só engorda nos olhos do dono”, resumiu, incentivando os empreendedores a manter controle rigoroso sobre suas operações.

Assista ao episódio na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=YMv5ETeZIm8

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também