12:27 - 24 de maio de 2024.

Para prevenir violência contra a mulheres, ex-luta...

Para prevenir violência contra a mulheres, ex-lutadora de MMA ministrou workshop em Vassouras

 em Política

• Evento organizado pela Prefeitura teve ainda artesanato e curso de auto maquiagem

 Um workshop ministrado por uma ex-lutadora de MMA foi o ponto alto da primeira ação do Programa Empoderadas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Vassouras e a Secretaria Municipal de Integração de Políticas da Mulher, dirigida pela vice-prefeita Rosi Pivetti, que movimentou o Centro de Convenções General Sombra na manhã do sábado, 26.
A ex-lutadora Erica Paes, coordenadora do Programa Empoderadas, ministrou o Workshop de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra meninas e mulheres. Ela é a coordenadora do Empoderadas.

“O Empoderadas é um programa onde a gente ensina técnicas de prevenção e de enfrentamento à violência. Por exemplo, a gente ensina mulheres a se prevenir de uma agressão moral, a se prevenir de uma agressão psicológica, a prevenir uma abordagem de uma importunação sexual”, afirma Erica, que fez carreira vencedora no MMA e ficou conhecida por vencer Cris Cyborg.
O evento contou a presença da vice-prefeita e Secretária da Mulher, Rosi; da primeira dama, Carolina Dias; das secretárias municipais, Larissa Vieira, Cecília Damascena, Rosa Maria, Angela Maria, Gilda Muniz e Lúcia Helena Coelho. Também estiverem presentes os vereadores Bruno Sales, Cássio Dias e Diney Gomes, além da equipe da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. Os parlamentares entregaram a Erica uma moção de aplausos “pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro”. A Associação de Moradores de Barão de Vassouras, composta hoje exclusivamente por mulheres, foi representada por suas diretoras.

Pela manhã, foram disponibilizados diversos serviços para as participantes, como atendimento da Fundação Leão XIII, com isenção de taxas de documentações para certidões de casamentos e nascimento, e identidade; atendimento das equipes do CRAS e CREAS, com orientações; Supera RIO (Enfrentamento e combate à crise económica causada pela pandemia); além de contar com o apoio das equipes da secretaria de Assistência Social, com os programas ACESSUAS Trabalho e Criança Feliz. O local também contou com a exposição das artesãs Mulheres do Vale; Exposição das artesãs locais, Degustação de café da Escola de café de Vassouras e curso de auto-maquiagem.
Rosi enfatizou a importância do evento. “Foi uma manhã muito proveitosa e de muito aprendizado. Conseguimos reunir em um só lugar, serviços de utilidade pública, muita energia positiva e o mais importante, informação para mulheres sobre prevenção e enfrentamento a violência”, afirmou.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também