08:39 - 23 de julho de 2024.

Parceria Prefeitura de Vassouras e Firjan viabiliz...

Parceria Prefeitura de Vassouras e Firjan viabiliza projetos e cursos para o Município

 em Vassouras

A Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico, vem buscando parcerias para viabilizar soluções para o desenvolvimento cultural, social e urbanístico do município.

Entre os agentes parceiros da Prefeitura está a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan. Somente neste ano, o secretário de Urbanismo e Patrimônio, Geovani Dornellas, e consultores da Firjan se reuniram em diferentes ocasiões para avaliar projetos e produtos que, potencialmente, poderão ser executados em Vassouras.

Licença 4.0
No dia 30 de agosto o secretário municipal e parte da equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico (SMUPH) participaram de uma reunião com consultores da Firjan para avaliar e discutir soluções para a melhoria dos processos de licenciamento no município, a partir de novas práticas de informatização para agilizar o fluxo de análises e liberações de alvará.

Durante a reunião, realizada na regional em Volta Redonda, o consultor setorial da Firjan, Alberto Besser, apresentou dados que podem ajudar a Prefeitura de Vassouras a implementar o projeto “Licença 4.0” que permite analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar etapas e a redução dos prazos de tramitação.

Segundo o consultor, a proposta é trabalhar em parceria com setores que atuam nos trâmites de liberação de obras na prefeitura. Ele explicou que o primeiro passo é fazer um levantamento e análises dos processos de licenciamento e, em seguida, são propostas melhorias em todas as etapas de liberação das obras.

“Há cerca de dois anos, a equipe da SMUPH tem realizado modificações para otimizar os processos de licenciamento e outros serviços com o objetivo de melhorar o atendimento ao contribuinte e empresários e, ao mesmo tempo, proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente para os servidores.

A proposta apresentada no projeto “Licença 4.0” vem de encontro às necessidades da Prefeitura e dos contribuintes que utilizam os serviços públicos municipais” explicou Geovani Dornelas.

Calçadas Acessíveis
No dia 13 de julho, o prefeito de Vassouras, Severino Dias, assinou a carta de intenção ao Programa Calçadas Acessíveis, da Firjan, que tem como objetivo orientar a equipe técnica da prefeitura na elaboração de políticas públicas de mobilidade, entre elas a padronização de calçadas mais acessíveis a todos.

Plataforma BIM
Na área de gestão, foi apresentada a plataforma BIM (Modelagem de Informação da Construção) que é um processo de criação e gerenciamento de informações que integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.

Cursos gratuitos
A Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico também vem trabalhando para trazer cursos gratuitos para a população com a certificação do SENAI. Em agosto, o secretário municipal esteve na unidade Senai, em Barra do Piraí para acertar os últimos detalhes dos termo de cooperação técnica entre as instituições parceiras e conheceu as instalações e laboratórios utilizados nos cursos profissionalizantes:

“A previsão é ofertar pelo menos dois cursos gratuitos para a população de Vassouras no próximo mês (outubro) nas áreas de operações e logística e administração. Os cursos serão em Vassouras, sem custo nenhum custo para os alunos. Esperamos divulgar as inscrições em breve”, anunciou o secretário Geovani Dornelas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também