00:14 - 29 de maio de 2024.

Pedro B. Fiholly: autor de best seller brasileiro ...

Pedro B. Fiholly: autor de best seller brasileiro receberá homenagem internacional em Portugal

 em Cultura

Pedro B. Fiholly, homem negro e periférico de 50 anos, brasileiro e autor de “O Segredo dos Olhos”, receberá uma honra de destaque em Lisboa.

Sua obra, que já vendeu impressionantes 176 mil exemplares, foi indicada ao prestigiado prêmio Oceanos de Literatura, considerado um dos maiores reconhecimentos na cena literária brasileira.

O prêmio tem ganhado relevância crescente, contando com o patrocínio do Itaú Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura, além de apoio de instituições culturais de Moçambique e Cabo Verde. Este prêmio, administrado pela Oceanos Cultura e Associação Oceanos, é reconhecido como um dos mais importantes na língua portuguesa, atraindo autores de diversas nacionalidades.

Pedro B. Fiholly expressou sua gratidão e surpresa por esta indicação, destacando a importância cultural e social de seu trabalho, que tem cativado leitores de todas as esferas da sociedade. Para ele, representar sua cidade natal –  Belford Roxo, na Baixada Fluminense – neste cenário internacional é motivo de orgulho e humildade.

Além disso, Pedro B. Fiholly será homenageado durante a Feira “Brasil Cultura, Gastronomia e Cachaça Festival” em Lisboa, no dia 25 de agosto. Este evento destaca não apenas sua contribuição para a literatura brasileira, mas também sua presença marcante na cena cultural em outras partes do mundo.

“Nunca imaginei que um dia pudesse levar um prêmio desse para Belford Roxo, um município que na grande maioria das vezes somente é visto nas páginas polícias. Agora, poder estar sendo divulgado junto a um autor que está sendo reconhecido em todo o mundo, através de um prêmio tão importante como esse. É um orgulho pra mim.” Disse Fiholly

O prêmio  é dividido nas categorias: Poesia, Prosa, Conto e Dramaturgia. O resultado será anunciado em dezembro, mas independente do desfecho, sua contribuição para a literatura já é indiscutivelmente significativa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também