08:53 - 27 de maio de 2024.

Prefeitura de Vassouras participa de convenção int...

Prefeitura de Vassouras participa de convenção internacional de Arquitetura e Engenharia

 em Vassouras
Vassouras possui um riquíssimo conjunto histórico, urbanístico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que atualmente passa por um período de revitalização com as obras de restauração de três casarões históricos (Barão do Itambé, Barão de Vassouras e futuro Museu Vassouras), além da obra de conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea em Vassouras.
Para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado nas áreas de arquitetura e engenharia, parte da equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico (SMUPH) da Prefeitura de Vassouras participou do VII Encontro Mica “Transformando Lugares e Aproximando Pessoas”.
O encontro, realizado nos dias 21 e 22 de março, no Jockey Club do Rio de Janeiro, foi criado para promover network e gerar conexões entre profissionais e organizações nas áreas de design, arquitetura e engenharia. Entre palestras, stands e painéis interativos, o evento abordou temas importantes e atuais para Vassouras como, por exemplo, aliar tecnologia e preservação do patrimônio histórico.
O secretário municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Geovani Dornelas, destacou que Vassouras, hoje, busca o equilíbrio entre a preservação da sua história e patrimônio material com desenvolvimento urbano: “É muito importante para nossa equipe se manter em constante atualização, em contato com outros profissionais e instituições que agreguem valor ao nosso trabalho. Essa troca é importante para seguirmos com um trabalho de excelência para a cidade de Vassouras”.
A equipe da SMUPH também teve a oportunidade de conhecer projetos e empresas que, no futuro, poderão vir a ser parceiras do município em grandes empreendimentos na área de urbanismo e patrimônio histórico. Para os funcionários do Depac – Departamento de Patrimônio Cultural, que também estiveram no encontro, a experiência amplia a visão de soluções para o espaço urbano, arquitetura e conservação do patrimônio. Eles destacaram que no evento foram apresentadas soluções existentes em todo mundo, além de novidades tecnológicas que ajudam na difusão e implementação de novas ideias, como por exemplo, o trabalho em impressão 3D, que traz uma oportunidade de produção de maquetes táteis dos casarões históricos e elementos urbanos como o Chafariz Monumental. Estas maquetes podem ser confeccionadas, inclusive, com acessibilidade às pessoas com deficiência visual proporcionando o acesso de mais pessoas aos principais pontos turísticos de Vassouras.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também