10:01 - 27 de maio de 2024.

Prefeitura de Vassouras realiza primeira Audiência...

Prefeitura de Vassouras realiza primeira Audiência Pública do Plano Diretor

• Audiência aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line) para garantir a participação da população

 A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico, realizou nesta terça (27), uma Audiência Pública para discutir, junto com a população, a revisão do Plano Diretor Municipal. Seguindo os protocolos sanitários, a audiência aconteceu na Câmara Municipal, respeitando a lotação máxima de 50 pessoas.
Para garantir a maior participação possível da população, a prefeitura disponibilizou a transmissão da audiência, ao vivo, pelo canal do YouTube da Câmara. Quem não conseguiu acompanhar a audiência em tempo real, ainda pode participar com sugestões através do e-mail [email protected].
Estiveram presentes, a vice-prefeita, Rosi, o secretário de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Geovani Dornelas, os coordenadores do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, representantes da sociedade civil, secretários municipais e representantes do Poder Legislativo.
Durante a audiência, a equipe da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico os coordenadores do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) fizeram uma apresentação sobre o Plano Diretor e de todas as etapas estabelecidas até o momento:
“A Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico vem trabalhando na atualização e revisão do plano em parceria com o corpo técnico do IBAM. Essa audiência é mais um passo na construção do Plano Diretor de Vassouras. Já fizemos um vasto levantamento de dados, entrevistas e visitas de campo. E agora, todas as informações levantadas hoje serão fundamentais para seguirmos com o planejamento do futuro da nossa cidade” explicou o secretário da pasta, Geovani Dornelas.

O coordenador técnico do Ibam, Henrique Barandier, avaliou como muito positiva a participação da população vassourense nessa primeira audiência:
“Conseguimos fazer uma exposição do conjunto de termas envolvidos no Plano, mostrando a realidade atual do Município. Também tivemos a participação e a contribuição das pessoas, especialmente nos temas sobre acessibilidade e questões ambientais. Foi uma atividade positiva, em termos quantitativos e qualitativos”, avaliou o coordenador Barandier.
A vice-prefeita, Rosi parabenizou o trabalho realizado até o momento pelas equipes e reafirmou a importância da população na construção do novo Plano Diretor de Vassouras:
“Este é o momento da população ser ouvida, dar a sua contribuição para que o Poder Público possa planejar o futuro do nosso Município da melhor forma possível, ouvindo quem mais importa, que são os moradores de Vassouras. ”
A secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico informou que todos os dados e resultados produzidos até agora sobre os Planos Integrados de Vassouras (PIV), que engloba o Plano Diretor, já estão disponíveis para consulta, no site da Prefeitura: https://piv.vassouras.ibam.org.br.
Sobre o Plano Diretor Municipal
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento municipal que norteará as políticas de desenvolvimento de Vassouras para os próximos 10 anos/20 anos. Em sua elaboração é garantida a participação da população, com sugestões sobre diferentes temas, como planejamento urbano, saneamento básico, moradia, entre outras. Este ano, em Vassouras, as consultas públicas estão sendo feitas de forma mista, remota e presencial.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também